Notícias

Cesupa promoveu a XXIII Jornada Odontológica de forma virtual 



Realizada todos os anos pelos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e outras instituições. A XXIII Jornada Odontológica, realizada entre sexta feira (06) e domingo (06), no entanto, desta vez de forma on-line e gratuita, tendo como tema “Avanços Odontológicos: Saúde de qualidade ou Influencia midiática?”. Em parceria com as instituições Uninassau, Unama, Esamaz e com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento contou com 26 palestrantes nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos sobre as diversas áreas da odontologia, bem como, 17 patrocinadores apoiando a realização da edição. 

O evento contabilizou 1393 participantes do Brasil e também de outros países, 229 submissões de trabalhos científicos e 12 projetos no I Desafio de Projetos. A adaptação do presencial para o virtual na 23° JOC, apresentou uma programação diversa dentro da área odontológica, sendo possível, por meio dos trabalhos, projetos e palestras, compartilhar conhecimentos entre graduandos, pós-graduados e cirurgiões-dentistas, sobre as distintas aplicabilidades da área, tanto no Brasil, quanto fora do país. 

A presidente da organização da XXIII Jornada Odontológica e estudante do 6° semestre do curso de graduação de Odontologia do Cesupa, Yasmim Miranda, destaca os benefícios da edição ter sido on-line. “Devido a conexão com diversos acadêmicos e profissionais da área do Brasil e também com os de outros países, conseguimos mostrar um pouco de Belém a eles, e isso resulta em uma grande visibilidade pois uma das maiores Jornadas Acadêmicas de Odontologia do norte somos nós do Cesupa. Além disso, recebemos um retorno muito positivo e ficamos imensamente felizes com os elogios dos professores tanto do Cesupa, quanto os de fora, bem como, os participantes que nos parabenizaram pela organização e efetivação do evento”, ressaltou a estudante. 

Ainda para a estudante, Yasmim Miranda, a participação foi extremamente grandiosa para o conhecimento pessoal e profissional. “Foi de grande estima todo o conhecimento adquirido tanto na organização do evento, quanto na parte científica que agregou muito na minha vida acadêmica. Até porque organizar um evento desse porte vai muito além do conhecimento da odontologia, temos que criar toda logística do evento, organizar horários, conseguir patrocínios para sorteios, administrar nossos custos. A gente aprende algo que na graduação nós não aprenderíamos”, contou a estudante. 

Entretanto, para realizar a adaptação virtual da 23° Jornada Odontológica, a organização do Cesupa realizou os pré eventos em formatos de lives no Instagram e aulas na plataforma Google Hangouts Meet. A Jornada de Odontologia da UFPA de cunho beneficente, por exemplo, teve como intuito agregar valores que seriam destinados ao projeto “Sorriso dos Rios”, que ajudou na compra de cestas básicas para famílias ribeirinhas. Sendo assim, tendo em vista além da necessidade de virtualização dos eventos acadêmicos no período pandêmico, e visando sempre o crescimento e o aprendizado, em especial, de acadêmicos, na 1° JOC on-line foi possível destacar o alcance e acessibilidade que um evento virtual pode atingir. 

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lene Macedo e revisão de Luciana Vasconcelos | Foto: Francisco de Moraes

17 de dezembro de 2020