Notícias

Cesupa divulga resultados dos Vestibulares Tradicionais: On-line e de Medicina 2021



A terceira semana de dezembro foi repleta de muita comemoração para estudantes concluintes do Ensino Médio da capital paraense. Na quarta-feira (16) e na quinta-feira (17), o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) divulgou os resultados dos aprovados nos Vestibulares Tradicionais: On-line e de Medicina 2021. 

As provas foram aplicadas em dias diferentes durante o mês. O Tradicional On-line foi realizado em uma terça-feira, 8 de dezembro, ofertando 1680 vagas entre os 14 cursos da instituição. Já o Tradicional de Medicina ocorreu no domingo, 13 de dezembro, e ofertou 160 vagas para o curso de graduação. 

O reitor do Cesupa, professor Sérgio Fiuza de Mello Mendes, ressalta a importância da adaptação dos processos seletivos ao cenário atual e explica as principais características utilizadas nos processos seletivos do Cesupa em 2020. "Ter realizado vestibulares com características distintas pode ser resumido em conceitos que precisam ser sempre aprofundados no ambiente educacional: diversidade, posto que precisamos encontrar caminhos diferentes para demandas e circunstâncias distintas; tradição, olhada com atenção e sem amarras, por ser também importante valorizar os erros e acertos daquilo que foi feito antes; e por fim, inovação, pois a partir dela poderemos avançar e enfrentar o que hoje ainda é desconhecido para nós", destaca o reitor.

Em consequência da significativa necessidade da virtualização de eventos acadêmicos e administração de aulas que as instituições educacionais tiveram que adotar em um período pandêmico, assim como o sucesso do Vestibular Fora da Curva realizado em novembro, o Vestibular Tradicional 2021 também se adaptou a esta nova modalidade. Desta forma, o processo seletivo foi realizado por meio de um navegador seguro chamado Mettl Secure Browser, que garante a confiabilidade do processo seletivo ao desabilitar quaisquer outras funções de aplicativos e navegação durante a prova no aparelho utilizado pelo participante. 

Já o processo seletivo de Medicina ocorreu de forma separada dos demais e foi o único a ser aplicado de forma presencial, em decorrência da demanda excessiva pelo curso de Medicina ofertado e também pelo limite de vagas que, dentro das medidas gerais de higiene, segurança e prevenção da Covid-19 recomendadas pelas autoridades governamentais e sanitárias, tornaria possível aplicar a prova utilizando os prédios da instituição. Esta foi a primeira vez em que o Cesupa adotou processos distintos e separados na forma de ingresso na instituição. Os resultados dos Vestibulares On-line e de Medicina estão disponíveis no site (www.cesupa.br).

Os três primeiros lugares no Vestibular Tradicional de Medicina são: Eduardo Cunha Lobato em primeiro lugar (74 pontos). Savio Roberto Silva Costa em segundo lugar (72 pontos). E Maria Clara Pimentel Benzaquem de Oliveira em terceiro lugar (72 pontos). 

Os três primeiros colocados gerais no Vestibular Tradicional On-line são: Leonardo Machado Sampaio em primeiro lugar, candidato ao curso de Odontologia (59 pontos). Hiago Rocha em segundo lugar, candidato ao curso de Direito (56 pontos). E Júlio Augusto Sarmento Maia Filho em terceiro lugar, candidato do curso de Farmácia (54,25 pontos). 

O Vestibular Tradicional On-line 2021 ofertou vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. 

O calouro do curso de Medicina, Eduardo Cunha Lobato, destaca os benefícios de ter realizado uma prova específica para a área que deseja cursar. “Foi uma mudança muito interessante, porque houve uma valorização maior de disciplinas que realmente estão mais ligadas à Medicina (biologia e química), e isso nos auxiliou a ter um direcionamento maior para esses conteúdos, o que acredito ser benéfico também no decorrer do curso em si”, ressaltou.

Matrículas do Vestibular Tradicional de Medicina – O processo da matrícula é dividido em duas etapas: a primeira é a pré-matrícula on-line por meio do site do Cesupa (www.cesupa.br), disponível a partir do dia 21 de dezembro. Nesta fase, o candidato será responsável por ler e validar seus dados cadastrais. A segunda etapa é a matrícula presencial obrigatória, realizada no campus do Cesupa na José Malcher, no período de 21 a 23 de dezembro e no período de 28 de dezembro a 30 de dezembro, sendo necessário o agendamento pelo telefone 4009-9109 das 8h às 20h. 

Matrículas do Vestibular Tradicional On-line – O processo da matrícula  é on-line por meio do site do Cesupa (www.cesupa.br), no período de 21 de dezembro a 05 de janeiro. Para habilitar-se à matrícula, os candidatos devem ser aprovados no Vestibular Tradicional e ter concluído o Ensino Médio.

Todos os detalhes sobre os procedimentos da validação e efetivação da matrícula, assim como a lista de documentos necessários, referente às matrículas dos Vestibulares Tradicionais On-line e de Medicina, devem ser consultados, respectivamente, nos Editais N°055/2020 e N°056/2020.

 

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Laura Quaresma e Luciana Paes | Foto: Divulgação.