Notícias

Cesupa recebe os calouros do primeiro semestre de 2021



Calouros e professores de Engenharia Civil após término da aula com o presidente do Sinduscon/PA.

Entre os dias 01 e 05 de fevereiro, o Cesupa realizou a Semana de Acolhimento dos calouros do primeiro semestre de  2021. Com uma programação híbrida e distinta para cada curso, os novos alunos participaram de eventos de suas casas, por meio de salas no Google Meet, mas também contaram com atividades presenciais no Cesupa e até mesmo com visitas técnicas em empresas parceiras. 

A primeira semana de atividades do semestre é o momento de apresentar o Cesupa e os detalhes dos cursos para os novos universitários. Adotar o  modelo híbrido já nesse primeiro contato é uma forma de promover a adaptação dos alunos ao formato que vem sendo aplicado pela Instituição durante a pandemia, obedecendo todos os protocolos de biossegurança necessários para o bem-estar da comunidade acadêmica. 

Além de serem apresentados aos cursos e professores, os calouros também puderam conhecer os projetos e espaços do Cesupa, como o Carreiras Cesupa, o Internacional Office, o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ) e o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Adaptação -  Os ajustes necessários no contexto da pandemia deram um novo formato também para momentos simbólicos da chegada dos novos alunos, como é o caso das cerimônias do jaleco tradicionalmente realizadas nos cursos da Área da Saúde. No curso de Odontologia, por exemplo, essa foi a primeira vez em que a cerimônia ocorreu de forma virtual, com alunos participando de suas casas por meio do Google Meet. 

Para a coordenadora adjunta do curso, professora Paula Carneiro, realizar o evento on-line foi desafiador, mas proporcionou um momento muito especial. “Pensamos nos mínimos detalhes para que todos os momentos da cerimônia ocorressem também no formato on-line. A vantagem foi ter um maior número de pessoas participando conectadas conosco. E sabe qual foi a melhor parte? Vimos pela primeira vez o sorriso dos Calouros por estarem sem máscaras!”, ressaltou emocionada. 

Parcerias - A presença de empresas no desenvolvimento de atividades durante a graduação é uma realidade dentro do Cesupa. Trazer a realidade do que é discutido e vivenciado fora da sala de aula, no dia-a-dia do mercado profissional dá aos universitários uma visão estratégica que se torna um diferencial na formação. A importância dessa aproximação  já foi percebida nos primeiros dias de aula. 

No curso de Engenharia Civil, o primeiro dia de acolhimento contou com uma aula proferida pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SINDUSCON-PA), Alex Carvalho. O convidado falou sobre o papel do engenheiro como protagonista do empreendimento, dando aos calouros a visão empresarial da engenharia e do papel estratégico do sindicato para o desenvolvimento do setor em nosso estado. 

“Nesta semana, os alunos receberam uma gama de informações sobre o que o mercado espera deles, e de todas as possibilidades que eles devem explorar na academia para se posicionarem da melhor forma no mercado. Foi muito bom”, pontuou a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Andreia Conduru.

A relação com as empresas fora do Cesupa também é uma excelente oportunidade de aprendizado, que os calouros de Engenharia de Produção já perceberam desde os primeiros dias de aula. Com duas visitas técnicas ao restaurante Armazém Belém, os alunos iniciaram um processo de análise dos problemas enfrentados no cotidiano de uma empresa de alimentação. “Eles devem procurar entender, interpretar e resolver esses problemas com base nas ferramentas e métodos que nós, professores, estamos ensinando. É muito bacana vê-los curiosos e entusiasmados”, destacou o coordenador do curso, Felipe Freitas.

Reconhecimento - Para aqueles cursos que já no primeiro semestre contam com atividades práticas em suas cargas horárias,como ocorre em grande parte das graduações na Área da Saúde, a Semana de Acolhimento contou com visitas guiadas aos espaços de atuação. A apresentação desses cenários antes mesmo dos alunos iniciarem as práticas, oferece segurança e essa é uma sensação importante nessa nova caminhada.
Em alguns cursos, a apresentação foi híbrida, como no caso de Publicidade e Propaganda. Os estudantes conheceram oportunidades de atuação como o Cineclube de Butuca e o Grupo de Pesquisa Conpubli de forma on-line e espaços de atividade como a Agência Storm, o Laboratório Audiovisual, e o  Lab Mac de forma presencial. 

Para a professora Mariana Menezes, do curso de Publicidade, a Semana de Acolhimento é o momento em que as apresentações devem ir além dos espaços. “Acredito que a semana seja super importante para estabelecer conexões mais humanizadas com os nossos novos alunos. Tivemos a oportunidade de trocar experiências profissionais e pessoais”, explica Mariana. 

Calouro no curso de Odontologia, Pedro Henrique Mizerani, avalia que a recepção é fundamental para tranquilizar os novos alunos. “Eu estava muito nervoso e as dinâmicas me tranquilizaram muito, também me deram mais energia para começar o curso com muita disciplina. Espero ter muitas experiências novas que tenho certeza que serão fundamentais para o meu crescimento pessoal e profissional. A semana de acolhimento me mostrou que tudo que eu espero do curso será realizado da melhor maneira. De fato, foi muito acolhedor”, disse.

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Lali Mareco | Foto: Sinduscon
08 de fevereiro de 2021