Notícias

Cesupa promove evento “Elas Inspiram” para homenagear as mulheres


10 de março de 2021


O evento homenageou todas as mulheres que fazem parte do Cesupa, em especial, a Profª Elza Dantas

Reconhecendo, incentivando e admirando as mulheres que compõem a instituição, o Cesupa realizou nesta segunda-feira (8), um evento virtual para a comunidade interna, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Com o nome “Elas Inspiram”, o encontro envolveu as áreas de Direito, Saúde, Tecnologia e Negócios, e homenageou todas as mulheres, em especial, a coordenadora de graduação do Cesupa (Cograd), Profª Elza Dantas, que dedicou 20 anos de sua vida ao projeto educacional da instituição.

As egressas e coordenadoras da instituição participaram de mesas de debates com temas como “Mulheres na Pesquisa”; “Mulheres, Carreiras e Mercado”; “Feminismo em Pauta”, e finalizando com “ Mulheres no Poder”. As discussões criaram espaços para que as professoras pudessem compartilhar suas trajetórias e aprendizados, com as experiências da vida e de carreira para futuras pesquisadoras e profissionais do Cesupa. As transmissões foram feitas pelas plataformas on-line Google Hangouts Meet e pelo YouTube. Para assistir as transmissões, clique aqui.

A Profª Drª. Gisele Abrahim, ressaltou a pressão social sobre a Mulher e os distintos papéis que ela deve sustentar. “Com a pandemia, tornou-se muito mais evidente a carga mental que as mulheres precisam sustentar ao desempenharem seus diversos papéis como profissional, mãe, cônjuges e filhas, por exemplo. Tudo isso leva a uma cobrança e pressão muito grande ‘de fazer tudo ao mesmo tempo’, muitas vezes tendo que assumir as atividades em casa, dar suporte para as tarefas escolares dos filhos, sem deixar de lado os compromissos do trabalho, que devem ser cumpridos com qualidade”, destacou. 

Homenageada - O encerramento contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Profª Msc. Silvia Pessoa e da Profª Gisele Abrahim, que contaram a trajetória da homenageada pelo evento, Profª Elza Dantas, figura que acolheu, ensinou e inspirou o Cesupa e a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la. 

Vinda de Cametá, Profª Elza chegou a Belém com o sonho de se tornar pedagoga e se formou na Universidade Federal do Pará e, depois, especializou-se também em Educação, na PUC de Minas Gerais. Trabalhou em outras instituições, e foi no Cesupa, que iniciou a sua caminhada inspiradora. Junto com outras profissionais, formou a base da Cograd e atuou fortemente na formação de docentes.

Para a Profª Elza, a avaliação não deveria ser vista como instrumento de punição, mas para o crescimento do aluno. “Esse entendimento dela reflete, inclusive, no nosso instrumento de avaliação da CPA. Avaliamos metodologia, avaliação de aprendizagem e relacionamento. Para ela, o respeito na relação professor e aluno era essencial para aprendizagem e em todas as esferas da vida”, pontuou a Profª Silvia.

Apesar de ter atuado nas áreas de gestão e formação, era na docência que Profª Elza se sentia realizada. “Ela gostava muito do que fazia e principalmente de ser professora. Ela era muito preocupada com o outro e sempre foi muito querida pelos alunos, docentes e colaboradores da instituição. Ela possuía um compromisso com a formação humanista dentro do ensino superior e fazia isso com uma competência técnica inquestionável”, destacou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão.

O desafio da implantação do método de autoavaliação da instituição, também foi conduzido pela Profª Elza, sempre de forma serena e firme, e o instrumento se tornou peça-chave que todas as práticas do Cesupa e do seu corpo docente pudessem melhorar. ”Ela sempre destacava o quanto a autoavaliação era essencial para a instituição de ensino superior e que, apesar das inquietações que os processos de avaliação trazem, ao mesmo tempo, é recompensador, enxergar o quanto a avaliação transforma uma gestão”, pontuou Profª Gisele. 

O maior legado de Profª Elza na Cograd, foi o fortalecimento da qualificação de docentes, a implantação de programa para novos docentes e um trabalho mais sistemático que colaborou para os melhores resultados do Cesupa no Enade. “Ela defendia fortemente que o investimento na formação docente era responsável a dar o suporte para a melhoria de uma instituição de educação superior. A Elza se inspirou no Cesupa e o Cesupa se inspirou nela. A sua partida deixa uma grande lacuna dentro da gente, e essa lacuna só poderá ser preenchida, se a gente mantiver acesa a chama do legado que ela deixou para a instituição e para a vida de cada um de nós”, concluiu Profª Silvia, emocionada. 

 

Playlist do evento: https://www.youtube.com/watch?v=nblr0l2Xe6M&list=PLv3yEjKmOpWAIcdX6jERf38Fo2Ar8YsCi

 

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma

10 de março de 2021