Notícias

2º Edição do Amazon Experience promove a imersão de brasileiros e estrangeiros para a produção de negócios sustentáveis na Amazônia



Visando o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais da comunidade acadêmica do Cesupa, o Internacional Office iniciou na última sexta-feira (12), a 2° Edição do Amazon Experience Cesupa Virtual Challenge. O evento virtual busca promover a imersão na Amazônia, conectando alunos da instituição a estudantes do exterior, por meio do aprendizado gamificado, com o propósito de criar modelos de negócios sustentáveis que utilizem os insumos da região amazônica com foco na exportação. Esta edição terá a duração de duas semanas, com encerramento na sexta-feira (26), e a apresentação da equipe vencedora do desafio.

Em parceria com a U.Experience, um consórcio de instituições com o objetivo de promover a internacionalização das IES, o Amazon Experience tem promovido a troca de conhecimentos culturais e científicos entre 48 discentes participantes, de 4 países, dentre eles: Brasil, Romênia, China e Chile. Agrupados em equipes de alunos com perfis distintos, os participantes são estimulados a empreender de forma local e são desafiados, dentro de um formato virtual, a criar, liderar e comunicar projetos imersos na região amazônica. 

O coordenador do Internacional Office e professor do Cesupa, Caio Fanha, ressalta que o objetivo do evento vai muito além de incentivar o empreendedorismo, mas trata dos desafios e oportunidades de negócios na Amazônia. “Acredito que os ganhos das edições do Amazon Experience é fazer com que o estudante de fora (da região e do país) possa conhecer a região amazônica, e os nossos alunos possam enxergar oportunidades de negócios sustentáveis aqui. Queremos ampliar essa visão, de que não é preciso sair do Norte para encontrar um negócio, porque estamos em um lugar repleto de oportunidades”, explicou.

A estudante do 9ª período de Farmácia do Cesupa, Lilian Marques, sempre quis participar de eventos internacionais e tem achado o Amazon Experience desafiador. “O Cesupa me mostrou essa oportunidade e está sendo tão rico. Estou gostando muito de me aprofundar sobre a Amazônia que é algo que a gente já nasce sabendo e vivendo com ela, mas estudá-la e conhecer de fato, está sendo incrível”, pontuou. 

Para o professor do Workshop de Contexto/Introdução à Amazônia e mentor do Oportunidades de Negócios do Amazon Experience, Paulo Reis, um dos diferenciais do aluno Cesupa, em toda a sua formação, é a compreensão da importância e da vivência da Amazônia sob uma perspectiva empreendedora. “Nenhum outro aluno no mundo poderá se relacionar tão bem com a Amazônia quanto os da região. Ainda que o aluno não tenha planos para interagir diretamente com o bioma amazônico, ter uma formação diversa, que inclui a compreensão do seu contexto local, é um diferencial, aumenta as referências e a bagagem de qualquer profissional”, enfatizou. 

Experiência – O Amazon Experience propõe aos acadêmicos do Brasil e do exterior uma imersão dentro da região amazônica, desenvolvendo competências pessoais com base na socialização em grupos interinstitucionais, bem como, o aperfeiçoamento das habilidades profissionais, direcionadas à visão de negócio dentro desta região, por meio de um game em grupo. Cada participante também é analisado individualmente, considerando as dificuldades, criatividade e a comunicação assertiva, de modo a prepará-los para um novo contexto de mercado de trabalho. 


Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma