Notícias

Cesupa mantém primeiro lugar entre as instituições de ensino particulares


28 de abril de 2021


Pelo segundo ano consecutivo, o Cesupa segue como a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) particular do Pará, segundo o Índice Geral dos Cursos (IGC) 2019, divulgado na última sexta-feira (23), pelo Ministério da Educação (MEC). Com IGC 4, o Cesupa também obteve desempenho positivo entre as particulares do Norte, uma vez que o conceito foi atingido por apenas 13,7% das IES na região.

Para o reitor da instituição, professor Sérgio Mendes, o índice alcançado nas duas últimas avaliações é resultado do compromisso do Cesupa com a qualidade do ensino superior no Pará. "Penso que ainda mais relevante do que o notável resultado obtido pelo conjunto institucional do Cesupa, deve ser a compreensão, por parte de cada integrante de nossa comunidade, da contribuição individual oferecida para uma conquista que é de todos. Cada protagonista - professor, aluno, colaborador ou gestor; em cada cenário de aprendizagem - interno ou externo; e em cada atividade desenvolvida nesse ciclo foi determinante para a obtenção deste feito. Nossos parceiros, locais e de outros centros, são também importantes num contexto em que a cooperação vem se tornando um elemento cada vez mais estratégico. O Cesupa se alegra com o resultado e faz dele uma renovação do compromisso estabelecido com a sociedade, há trinta anos, de empreender uma educação superior inovadora e transformadora. É o que nos cabe".

O IGC é calculado pela média dos Conceitos Preliminares dos Cursos (CPCs) de graduação, usando como referência o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre outros insumos; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior. Isso significa que a nota sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma IES. Os conceitos atribuídos variam de 1 a 5, em que 1 e 2 são considerados resultados insatisfatórios, 3 regular, e 4 e 5 satisfatórios.

Em todo o Brasil, foram avaliadas 2.070 instituições públicas e privadas, das quais 76,14% obtiveram conceito igual ou menor a 3. Com o resultado do IGC 4, acima da média nacional, o Cesupa permanece com o maior conceito e a maior nota entre as particulares de todo o Pará. No comparativo da região Norte, o Cesupa continua sendo destaque, ocupando o segundo lugar entre as IES privadas e o terceiro lugar entre as públicas e particulares, resultados que reforçam a continuidade e o esforço coletivo da Administração Superior, corpos discente e docente e todos os colaboradores da instituição, em busca da excelência no Ensino Superior.


28 de abril de 2021