Notícias

II Semana do Cérebro do Cesupa é reconhecida por uma das mais importantes fundações de pesquisa em neurociência do mundo


30 de abril de 2021


A II Semana do Cérebro do Cesupa (SCC) recebeu a certificação de contribuição à XXV Brain Awareness Week (BAW) e passou a integrar o seu calendário oficial de atividades promovidas em 2021. A BAW é um evento organizado pela Dana Foundation e que ocorre anualmente, como meio de divulgação dos trabalhos submetidos à Fundação, contando com a participação de várias instituições tradicionais como Harvard, Oxford e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Realizada no dia 17 de março, em formato virtual, a SCC contou com a apresentação de seis trabalhos, desenvolvidos pelos alunos do curso de Medicina, sob a orientação dos professores-pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Neurociências Teórica e Aplicada (GPeNTA). O relacionamento com a Dana Foundation, no entanto, iniciou ainda em 2019, quando ocorreu a primeira edição do evento. “Os pesquisadores do GPeNTA já haviam vivenciado eventos da BAW em outras ocasiões e, sabendo da importância de participar de ações como estas para o processo de internacionalização do Cesupa, iniciamos os contatos com a Dana Foundation”, explicou o coordenador do Núcleo de Iniciação Científica e Extensão (NICE) e pesquisador do Grupo, Cláudio Teixeira.

Após a aprovação da inscrição junto à organização da BAW, os eventos que passam a integrar o seu calendário devem ser registrados, para então, serem certificados. A divulgação do reconhecimento conferido à SCC aconteceu no dia 20 de abril, no site da Dana Foundation. A terceira edição da Semana do Cérebro já está inclusa no calendário da Fundação e está prevista para acontecer no período de 14 a 22 de março de 2022.

Para o professor Cláudio, a inclusão do Cesupa, seus profissionais e discentes em uma iniciativa reconhecida internacionalmente, garante não apenas visibilidade para a instituição, mas permite a construção e consolidação de uma rede de colaboração. “A importância da certificação é múltipla e neste contexto, oportunidades diversas de colaboração são abertas, cabendo a nós buscar aproveitá-las da melhor maneira possível, de modo a consolidar-nos nesta rede internacional. Certamente isso impõe desafios, como o aperfeiçoamento dos nossos eventos, trabalhos e impacto real sobre a sociedade. Tudo com muito entusiasmo”, reforçou.

O registro da II Semana do Cérebro no Cesupa/XXV Brain Awareness Week está disponível no site da fundação e também no canal no YouTube do NICE Cesupa. Para saber mais, basta clicar aqui e aqui.

 

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma

30 de abril de 2021