Notícias

Cesupa e Aliança Francesa assinam parceria para promover o idioma e ações de mobilidade internacional para a comunidade acadêmica


3 de maio de 2021


Para proporcionar experiências e oportunidades de mobilidade internacional à comunidade acadêmica do Cesupa, o Internacional Office firmou parceria com o centro de estudos Aliança Francesa. A assinatura do convênio aconteceu na quarta-feira, dia 28, com uma ampla programação virtual que abordou o cotidiano da cultura francesa e a relevância do domínio do idioma para o acesso a vagas de pós-graduação, especialmente para os alunos que pretendem seguir a carreira jurídica.


O coordenador do Internacional Office, professor Caio Fanha, ressalta a importância da parceria no aprimoramento do currículo pessoal e profissional dos discentes. “Este é o momento dos nossos acadêmicos abraçarem o estudo do francês, pois contamos com a expertise de um parceiro que é referência internacional. É importante começar a aprender o idioma o quanto antes, com vistas para internacionalização, porque o sucesso futuro é consequência dos nossos esforços atuais”.


Para a diretora da Aliança Francesa Belém, Justine Delefortrie, o grande objetivo da parceria, além do estudo da língua e o intercâmbio com a cultura francesa, é realizar sonhos. “Qualquer que seja o sonho dos alunos, em qualquer país que tenha o francês como idioma principal, nós estamos à disposição para acompanhá-los a darem os primeiros passos”, reforçou.


A doutora em Direito Público pela Université Toulouse 1 e professora do Cesupa, Lise Tupiassu, sempre foi apaixonada pelo idioma e, a partir dos estudos da língua, naturalmente surgiu o anseio de conhecer o país, que é considerado o berço dos Direitos Humanos. “Ir à França, através das oportunidades da Aliança Francesa, me fez pisar e participar da história. Fazer intercâmbios e cursos de férias nos permite encontrar pessoas do mundo inteiro e viver uma experiência cosmopolita”, frisou.


Já para a egressa de Direito, Amanda Naif, o aprendizado do idioma proporcionou oportunidades de participar de diferentes cursos de sua área de atuação, ainda durante a graduação. “Além de poder fazer um intercâmbio, com o domínio da língua é possível termos acesso às obras originais de autores relevantes em nosso curso e certificações internacionais, tudo isso engrandece ainda mais a nossa profissionalização”, defendeu.


O evento contou ainda, com a participação do coordenador do curso de Direito, professor Arthur Homci; da representante do Campus France, Enora Le Calvé; do assessor do escritório Bureau du Québec em São Paulo, Rafael Baldrighi; e do coordenador pedagógico da Aliança Francesa, Manoel Garcia.


Para estudantes e professores do Cesupa, as inscrições para o curso da Aliança Francesa Belém estão abertas e as aulas devem iniciar ainda no mês de maio. Para receber mais informações, basta clicar aqui.


Texto: Ádria Pereira com a supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma

03 de maio de 2021