Notícias

Cesupa lança o teste de orientação de carreiras #combinacomigo


4 de maio de 2021


A escolha da graduação é um passo importante para a jornada pessoal e profissional de cada estudante do Ensino Médio e pré-vestibular. Para ajudar nesta escolha, o Cesupa em parceria com a Worklove (edtech focada em Trabalhabilidade e Carreiras) lançou na quinta-feira, dia 29, o teste de orientação de carreiras #combinacomigo, que é totalmente digital e gratuito. O bate-papo ao vivo foi transmitido no canal do YouTube do Cesupa, e apresentou as diretrizes do teste, além de tirar as principais dúvidas nesta importante fase da jornada do vestibulando. Para assistir o evento, clique aqui.


A live contou com a mediação da analista de projetos do Cesupa, Catarina Nerfetari, e das convidadas, a psicóloga do Serviço de Atendimento ao Estudante do Cesupa (SAE), Ana Carolina Aleixo e a co-fundadora da Worklove e diretora de aprendizagem e pesquisa, Elziane Campos. 


O nome da avaliação é fruto de uma pesquisa científica para entender os alunos do Ensino Médio, a fim de descobrir o curso, áreas e assim traçar um perfil pessoal e profissional que mais combina com o estudante. Com mais de 300 participantes, a live também discutiu o propósito da avaliação cooperativa do #combinacomigo e a contribuição para orientar as escolhas de carreiras desses estudantes, levando em consideração o mercado e o autoconhecimento. 


A psicóloga do SAE, Ana Carolina Aleixo, destacou a importância dos vestibulandos realizarem a avaliação sobre as preferências, com o máximo de sinceridade para que o direcionamento seja o mais assertivo possível. “É um momento de respeito, de se ouvir, de se dar a chance e saber quem você é, e quais os seus interesses. Sabemos que o mercado, os pais e as mídias falam, mas esse é o momento de parar e refletir, pensando sobre você. Não há respostas certas ou erradas na avaliação, faça no seu tempo, no seu espaço e no seu ritmo. Se auto conheça e seja sincero consigo”, frisou. 


Para a co-fundadora da Workalove, Elziane Campos, o teste é uma forma de cruzar ideias e estabelecer parâmetros internos para o externo, uma vez que todos nós possuímos múltiplos potenciais e habilidades, que podem nos oferecer possibilidades de sucesso em diferentes áreas de atuações, com diferentes tarefas. “Muito do que vai determinar o resultado do teste, é em quais habilidades o aluno quer focar e, é exatamente aí, que se faz o cruzamento com os interesses e preferências. Desta forma, trabalhamos com a compatibilidade daquilo que o vestibulando gosta e faz bem. Com o teste que o estudante toma consciência do seu parâmetro externo, resultando em uma área construída que tenha maior chance de sucesso profissional para ele”, explicou.


Avaliação – O #combinacomigo é um teste comparativo de possibilidades de áreas, baseado na teoria do psicólogo americano John Lewis Holland. Com as respostas do candidato, os algoritmos da avaliação cruzam informações, buscam uma série de cursos compatíveis ao perfil e apresentam cenários possíveis de estudos e carreiras, a fim de concluir um nível de interesse alinhado ao do estudante. Quer fazer o seu teste? Clique aqui e seja direcionado para a página do #combinacomigo.

 

Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami

04 de maio de 2021