Notícias

Cesupa celebra Dia do Enfermeiro com evento sobre as perspectivas da profissão


17 de maio de 2021


Para promover a troca de experiências entre os profissionais que atuam em variadas áreas da Enfermagem, o Cesupa realizou na manhã da quarta-feira, dia 12, um evento virtual em alusão ao Dia do Enfermeiro, sob o tema "Perspectivas profissionais para o Futuro”. A programação contou com a participação dos enfermeiros Neiva Dias Júnior, que atua nas Forças Armadas; Wanne Gurjão, que discutiu a contribuição da residência para a atuação profissional na área; e Fabiana Brito, que apresentou o papel da Enfermagem no processo de doação de órgãos.


O coordenador de Enfermagem do Cesupa, Jadson Bandeira, destacou a importância do tema do evento, para os diversos cenários de atuação e campos da assistência. “Eventos fora da sala de aula e que tratam das perspectivas do profissional para o futuro, pós pandemia, instiga o acadêmico a buscar competências e habilidades diferenciadas, além de estimular a consciência de que seu trabalho deve gerar impacto e entrega significava ao indivíduo, ao serviço e a comunidade”.


Faltando apenas um período para se formar, a estudante Marcela Lobato foi uma das participantes do evento e conta como as experiências compartilhadas pelos profissionais da área, enriquecem o aprendizado dos alunos. “O evento trouxe temáticas relevantes e as vivências inspiradoras dos palestrantes nos motivam a pensar em possibilidades profissionais para o futuro.


Para a professora do curso e uma das mediadoras do evento, Mariana Lima, o Dia do Enfermeiro é uma data que propõe reflexão sobre os desafios da profissão, que tem recebido destaque por sua atuação na pandemia. “A nossa profissão ficou muito visível diante da pandemia, pois, mesmo em condições difíceis, nós estamos atuando em prol da vida. A enfermagem não é apenas uma profissão, é cuidar do próximo com olhar holístico e humanizado, já que temos a vida de outra pessoa sob a nossa guarda. E, é relevante ampliar o conhecimento do discente sobre este cenário, interligando ele com outras áreas e profissionais espalhados pelo Brasil”, ressaltou.



Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma

17 de maio de 2021