Notícias

International Office lança o English Debate Club


20 de maio de 2021


Para desenvolver a oratória em inglês entre os alunos, o Internacional Office do Cesupa lançou na última quinta-feira, dia 13, o English Debate Club. A proposta é de aprimorar a escuta e fala da língua, através da metodologia de debate, trazendo conteúdos de pesquisas temáticas multidisciplinares aos alunos do Cesupa. O projeto será realizado semanalmente, todas às quintas-feiras, das 16h às 18h, via Google Meet.


A ideia surgiu de uma “dor” comum a duas alunas que participaram da 2ª edição do Amazon Experience, realizada em março deste ano e cujo idioma é o inglês. Durante o evento, Lilian Freitas, do 9º período de Farmácia e Enaily Costa, do 5° semestre de Direito sentiram a necessidade de buscar a fluência na língua, com habilidades como interação e contra argumentação. Após este primeiro insight, as estudantes receberam o reforço do aluno de 3º semestre do curso de Engenharia de Computação, Matheus Monteiro, e apresentaram a necessidade ao International Office.


O coordenador da Internacional Office, Caio Fanha, é o responsável pelo acompanhamento do Clube e destaca a importância do projeto para a comunidade acadêmica. “Nós queremos que, com este novo projeto, o aluno tenha um espaço em que possa desenvolver e aprimorar sua proficiência no idioma. E o maior diferencial é a metodologia de debate, pois confiamos que o aluno também irá desenvolver outras habilidades, como de se posicionar, escutar e contra argumentar, somado à língua inglesa”, ressaltou.


Com o uso de metodologias ativas, os debates deverão abordar diversas temáticas que abranjam todas as áreas e cursos do Cesupa, a fim de tratar conteúdos que possuam base científica e acrescentem conhecimentos extras aos alunos, além do inglês. Para a primeira reunião, o tema será a Inteligência Artificial (IA) e os estudantes possuem uma semana para estudar o assunto e apresentarem os pontos positivos e negativos no debate.


A aluna idealizadora do projeto, Lilian Freitas, explica que a expectativa é que o Clube possa se expandir e se tornar uma competição de debates em inglês. “Em Macau (local de origem de alguns participantes do Amazon Experience), eles fazem debates neste formato entre as Universidades e a nossa ideia é que possamos também, promover competições deste tipo. Estamos começando pequeno, sentido a demanda e como os participantes vão se sair, mas, já visualizando que esta competição poderá ser expandida”, frisou.


Como participar – É necessário que o estudante possua, no mínimo, o nível intermediário de inglês para praticar o domínio nos debates. No entanto, alunos interessados que não tenham este conhecimento, podem participar como em um clube de treino. As inscrições para o primeiro grupo já encerraram, mas os interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto, através dos e-mails institucionais do Cesupa.


Contatos:

Internacional Office, professor Caio Fanha: caio.fanha@cesupa.br


Aluna idealizadora do projeto, Lilian Freitas: lilian17100015@aluno.cesupa.br

 


Texto: Ádria Pereira com supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma

20 de maio de 2021