Notícias

Cesupa promoveu a XVII edição do Computação Amostra


23 de junho de 2021


O maior evento de Computação realizado pela instituição movimentou os estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Cesupa, nos dias 7 a 9 de junho. O encontro virtual debateu assuntos como a Inteligência Artificial; Gestão da Inovação; o panorama da automação no contexto da Engenharia; as novas perspectivas para a Data Science, o Mercado e a Engenharia da Computação. O Computação Amostra também foi o palco para a apresentação dos projetos desenvolvidos por alunos, que estão concorrendo ao prêmio Professora Conceição Fiuza de Melo. 


Sob o tema “É tempo de Reconectar”, os dois primeiros dias da Computação Amostra propuseram aos alunos que a tecnologia fosse repensada para novos valores e como elemento propulsor para buscar uma reconexão como sociedade, especialmente no momento de pandemia em que vivemos. “A Covid-19 impactou todos os setores da economia e, em especial, o setor do varejo. Diversas empresas varejistas tiveram que repensar seus modelos de negócios e buscar inovação. Em tempos difíceis, os desafios trazem oportunidades a todo instante e entramos em uma nova década, vivenciando uma intensa transformação digital, uma revolução científica, disruptiva e de superação”, frisou a coordenadora do curso de Ciência da Computação, Alessandra Natasha Baganha.


O último dia do evento foi destinado à apresentação dos pitches das turmas do 3º, 5º e 7º períodos de Ciência da Computação, com projetos desenvolvidos por estudantes com a mentoria de professores e egressos do Cesupa. A ideia dos aplicativos e softwares é oferecer soluções tecnológicas para os desafios do Varejo 5.0. Os trabalhos foram apresentados aos empresários Vitor Alves, da EBI, e Ronaldo Andrade, da CS Consoft, que integram a Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (Parátic). Os projetos dos graduandos concorrem, em votação aberta, ao prêmio Professora Conceição Fiuza de Melo, uma homenagem à eterna coordenadora do curso de Computação da instituição.

À frente do seu tempo, a professora Conceição foi responsável por iniciar o modelo de disciplina de Projeto Integrado na instituição. Para o reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, os vínculos criados pela professora Conceição devem ser perpetuados pela nova geração de estudantes da Computação. “Em breve, serão duas décadas deste evento e a responsabilidade de vocês é enorme, em dar sequência e garantir significado para isso tudo. Nesses tempos difíceis, precisamos transformar o nosso ambiente, ampliar os cenários de formação aproximando ainda mais o Cesupa das empresas e do mercado, criando uma nova experiência de aprendizagem. Esta experiência se constrói por meio das atitudes, do espírito empreendedor e inovador de vocês, por meio de uma jornada que faça sentido. Queremos que vocês sejam felizes e, porque não, se divirtam construindo isso tudo”, destacou o reitor.

 

A votação segue até o dia 1º de julho e a nota geral dos projetos será atribuída pela soma dos votos populares, das avaliações dos professores do curso e dos empresários parceiros da Parátic. O resultado será divulgado no dia 6 de julho e a premiação será concedida ao 1º, 2º e 3º lugares que, também receberão o registro dos softwares, o que assegura os direitos dos titulares dos programas. “O registro do software traz, com certeza, um grande peso ao currículo lattes dos vencedores, especialmente para aqueles que já estão pensando em programas de Mestrado e serve, também, como portfólio e um diferencial para o mercado”, pontuou o professor Marco Paulo Sousa. Para votar, clique aqui.


Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma

23 de junho de 2021