Notícias

Alunos do Cesupa realizam atendimento odontológico gratuito para Guardas de Nazaré


2 de julho de 2021


No último sábado, 26, os integrantes da Guarda de Nazaré tiveram uma manhã diferente: participaram de uma ação de promoção à saúde bucal com alunos de Odontologia do Cesupa. Ao todo, foram realizados 20 procedimentos odontológicos e 50 avaliações para o diagnóstico precoce de câncer de boca. O evento contou ainda, com consultas médicas em diversas especialidades e atendimentos em fisioterapia e psicologia.

A ação é realizada duas vezes ao ano pela Guarda, sendo um destinado aos membros do grupo e um outro momento voltado para a comunidade em geral. Os atendimentos foram prestados por alunos do 5º, 7º e 9º períodos da graduação, sob a supervisão do professor Douglas Guimarães.

“Essas atividades são importantes para facilitar o acesso da comunidade aos tratamentos e aos programas de diagnóstico precoce. Para os alunos, é uma oportunidade de aprender sobre as atividades sociais que devem ser realizadas pelo cirurgião-dentista na comunidade, além de promover mais experiência na prática odontológica”, reforçou o professor.

Estudante do 9º semestre e voluntário dos projetos de extensão da instituição desde 2017, Gabriel Valin também participou do atendimento e teve a oportunidade de aprimorar sua prática em restaurações. “Ações extra muro como essa, são uma verdadeira experiência para o amadurecimento profissional e humano dos acadêmicos. E o sentimento que nos define é de gratidão, por poder transmitir nosso conhecimento teórico e prático”, definiu. Todos os guardas avaliados e atendidos foram encaminhados para dar continuidade aos tratamentos na Clínica Odontológica do Cesupa.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
02 de julho de 2021