Notícias

Alunos de Direito publicam coletânea de artigos produzidos na disciplina de Metodologia Científica


2 de julho de 2021


A Metodologia Científica é uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa, trazendo desenvolvimento para a ciência e para a sociedade como um todo. Obrigatória para todos os cursos do Cesupa e imprescindível para os que pretendem seguir a carreira acadêmica, muitas vezes, a disciplina não está entre as preferidas pelos alunos. Para tornar essa vivência mais interessante, os alunos do segundo semestre do curso de Direito têm sido desafiados a produzir e submeter seus artigos, gerando como produto final dois livros eletrônicos, a Coletânea de trabalhos acadêmicos: Portfólio de Resumos e Portfólio de Artigos, que foram publicados pela e-Publicar Editora.
 
O primeiro livro foi publicado no segundo semestre de 2020, como resultado das avaliações do primeiro bimestre letivo e reuniu 49 resumos do capítulo 3 do Livro “Fundamentos de Metodologia Científica”, das autoras Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi. Idealizado pela professora da disciplina, Andréa Araújo, a publicação eletrônica surgiu para oferecer uma “utilidade real” aos trabalhos de Metodologia. “A Metodologia tem um histórico de ser ‘chata’. A ideia do livro é reunir as atividades desenvolvidas na disciplina, para que os alunos percebam a importância dela no currículo do curso. Aos que desejam seguir a carreira de pesquisador, é muito relevante que, já no segundo semestre do curso, tenham conseguido a publicação de capítulos de livros”, reforçou.
 
A elaboração e publicação dos livros também utiliza a metodologia de aprendizado baseada em projetos, a que os acadêmicos do Cesupa são expostos para diversificar a formação. “Essa experiência motiva os alunos, principalmente nesse momento crítico de pandemia e ensino on-line que vivemos. Também gera outro contexto para a disciplina, além de agregar publicações reais ao (currículo) lattes, pois o livro recebe ISBN (registro internacional e padronizado de identificação de livros), e promove a experiência real aos alunos quanto às etapas envolvidas na publicação de trabalhos científicos”, resumiu a professora e organizadora das coletâneas.
 
A segunda coletânea, dessa vez com os artigos produzidos pelos alunos com a orientação dos professores Alexandre Bonna, Anna Laura Maneschy Fadel e Andreza Santos, que ministram disciplinas mais específicas de Direito, foi publicada no primeiro semestre de 2021 e, é composta por 23 textos com temáticas voltadas para a Metodologia e para assuntos como a doação de órgãos, eutanásia, transgêneros e direito das mulheres, o que proporcionou aos alunos, uma vivência prática de orientação de trabalhos acadêmicos.
 
Fabyo Von Grapp, aluno do 3º período, estava há 24 anos afastado da universidade e, ao retomar os estudos no curso de Direito, ansiava por escrever seus primeiros artigos, mas faltava aprender mais sobre a técnica. Nas aulas de Metodologia, produziu e publicou “A inteligência artificial e os métodos de resolução de conflito: uma nova cultura jurisdicional”. “Como a minha primeira graduação é em Processamento de Dados, a ideia de unir os dois temas surgiu após conversar com a Profa. Andréa Araújo sobre Inteligência Artificial. Depois de pronto, o brilho nos olhos é de ver um filho amado nascer, você fica extremamente encantado com a experiência de ter seu primeiro artigo publicado”, disse emocionado.
 
A experiência foi tão positiva que as turmas que cursaram a disciplina neste semestre também terão seus trabalhos publicados e a atividade foi estendida ao curso de Engenharia de Computação, onde a professora Andréa também ministra a disciplina de Metodologia. A expectativa é de que os novos livros digitais sejam publicados em meados do segundo semestre. Para acessar as publicações que já estão disponíveis, clique aqui e aqui ou visite o site da e-Publicar Editora.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
02 de julho de 2021