Notícias

Alunos do Cesupa participam de summer course promovido pela Missouri State University


23 de julho de 2021


Para a maioria dos estudantes, as férias são destinadas ao descanso e ao lazer. Mas, para um grupo de 17 alunos dos cursos de Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Psicologia e Administração do Cesupa, o mês de julho tem sido dedicado ao Summer Course (curso de verão) sobre E-Commerce e Empreendedorismo, realizado pela Missouri State University (MSU). Depois de cinco semanas de encontros e atividades, os participantes entregarão ao fim do curso, um produto ou serviço que utilizam os insumos da região amazônica, beneficiando os dois países. Iniciado no dia 23 de junho, o programa conta com reuniões virtuais que ocorrem uma vez por semana.

Este é o primeiro curso de verão realizado em parceria entre as duas instituições e é resultado do Amazon Experience Cesupa Challenge - evento virtual realizado pela primeira vez em outubro de 2020, e que chega a terceira edição em outubro deste ano -  que contou com a participação de alunos da MSU. “Um dos jurados do Amazon Experience era o professor Dana Frederick, que está nos acompanhando na disciplina de E-Commerce e Empreendedorismo. Este tipo de intercâmbio, além de proporcionar maior fluência do inglês, promove a troca de experiências entre os professores e os alunos de países e culturas diferentes”, explicou o coordenador do International Office do Cesupa, Caio Fanha.

Lilian Freitas, acadêmica do 10º período de Farmácia do Cesupa, foi uma das participantes do Amazon Experience e percebeu no Summer Course, uma oportunidade de ampliar seu networking. Desde o início das atividades, a sua equipe é formada por estudantes de Publicidade, Medicina, Administração e Negócios e Marketing, juntos, eles estão desenvolvendo um negócio baseado em um biofertilizante, produzido a partir dos resíduos de açaí. “Tenho muita vontade de fazer mestrado ou doutorado no exterior, então estas experiências internacionais me colocam em contato com o ambiente e colegas que falam em inglês. Além disso, como trabalhamos em um projeto de negócios, quem sabe, futuramente, ele não possa se tornar startup amazônica?”, ponderou.

O curso conta ainda, com as apresentações de casos reais de empreendedores paraenses e americanos, dentre eles, Paulo Monteiro, da Manioca; Victoria Mutran, da Mutran Exportadora; Daniel Goering, da Great Blue Analytics; e Ralph Duda, da Anything Possible Brands. Para Ana Flávia Sobral, estudante do 6º semestre de Psicologia, ter a oportunidade de conviver com empreendedores das mais variadas áreas de atuação tem sido inspirador. “É gratificante poder aprender tanto com profissionais que construíram suas empresas do zero, e hoje, têm uma história rica para compartilhar. O curso me ajudou a perceber que, mesmo durante uma pandemia, não devemos ficar parados. Por isso, não perco nenhuma oportunidade oferecida pelo Cesupa, especialmente por saber que, o que eu aprendo é para a minha vida, tanto pessoal quanto profissional”, concluiu. O Summer Course encerra no dia 28 de julho, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
23 de julho de 2021