Notícias

Semana de Acolhimento marca o início do novo semestre 


10 de agosto de 2021


Palestras que marcaram o início do novo semestre letivo abordaram temas atuais. Foto: arquivo da coordenação de Nutrição

No período de 2 a 6 de agosto, as coordenações dos cursos de graduação do Cesupa prepararam uma semana especial de acolhimento para calouros e veteranos. A programação contou com a apresentação das disciplinas, palestras, webinars e muita troca de conhecimento, entre alunos, professores e convidados. Neste semestre, ainda em função do cenário de pandemia, as aulas ocorrerão de forma presencial, híbrida ou remota, seguindo o planejamento e o cronograma dos cursos e suas turmas.

De modo a integrar os calouros do curso de Direito, a coordenação os recebeu presencialmente para uma visita ao campus e para apresentar o programa do curso e os projetos de extensão ligados à área jurídica, como a Clínica de Direitos Humanos e o Núcleo de Práticas Jurídicas. Ainda durante o acolhimento, a coordenação do curso apresentou o “Guia do Discente do Curso de Direito do Cesupa", elaborado no início deste ano e que tem como objetivo consolidar todas as informações essenciais sobre as atividades do semestre que se inicia.

A empolgação também tomou conta dos veteranos do curso que agora, gradativamente, retornam às atividades presenciais e o coordenador do curso, Arthur Laércio Homci, ressalta as expectativas para o novo período de aulas. “O semestre iniciou com toda a força, com grupos de alunos animados e um aumento significativo da presencialidade, claro, cumprindo todos os protocolos de biossegurança que o momento ainda exige”, disse.

Já os cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação e as Engenharias de Computação e de Produção iniciaram o semestre com atividades online, focadas na empregabilidade e nas exigências do mercado atual. Representantes de empresas multinacionais abordaram temas como o desenvolvimento de soft skills, dicas para entrevistas de emprego, métricas de marketing e oportunidades para empreender. Ainda sobre o desenvolvimento profissional, o setor de Carreiras do Cesupa apresentou os benefícios da plataforma Workalove, que atua como um mentor de carreiras, além de disponibilizar oportunidades e ajudar os estudantes a descobrirem seus talentos e competências.

Em meio a ações presenciais e virtuais, os acadêmicos de Nutrição participaram de palestras ministradas por egressos da instituição, todas focadas em temas atuais, como o papel da nutrição no desempenho de atletas olímpicos, a nutrição clínica em tempos de pandemia e o nutricionista nas redes sociais. Uma novidade para este novo semestre foi o primeiro seminário realizado para os alunos que iniciarão o Trabalho de Conclusão. “A ideia do seminário é que todos os professores do curso apresentem suas linhas de pesquisa aos alunos, para que facilite a escolha do orientador e dos próprios temas”, reforçou, Daniela Gaspar, coordenadora do curso.

Na Odontologia, os acadêmicos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos iniciaram a primeira semana de estudos com a retomada das atividades práticas presenciais, respeitando o distanciamento e seguindo os protocolos de biossegurança da instituição. “O curso de Odontologia é 70% prático e o retorno às nossas atividades práticas com procedimentos mais complexos e invasivos era, sem dúvidas, a maior expectativa dos alunos e professores. Seguindo todos os protocolos que ainda são necessários para o enfrentamento à Covid, mas atendendo às liberações que já estão autorizadas para alguns procedimentos, reforçamos a teoria com as práticas”, definiu o coordenador do curso, Silvio Menezes.

Cerimônia - durante a semana de acolhimento de Medicina, o momento mais aguardado por alunos e familiares foi a realização da tradicional Cerimônia do Jaleco, evento que simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão. Embora a cerimônia seja voltada para os calouros, esta edição reuniu também, os estudantes do segundo e terceiro semestres, que não tiveram a oportunidade de participar deste rito, em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, desde março de 2020. 

O Vice-Reitor do Cesupa e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho, saudou os ingressantes e seus familiares, bem como, recepcionou os estudantes do 3º período, a quem dirigiu uma reflexão sobre as lições aprendidas nestes tempos. “É uma alegria encontrar neste auditório, pessoas comprometidas e alunos encantados. Mesmo com um ano de atraso e, apesar de tantas perdas e dores, a pandemia nos uniu, nos deu forças, para que pudéssemos estar aqui hoje e para mantermos o nosso curso de Medicina entre as melhores escolas médicas do Norte”, disse emocionado.

A coordenadora do curso, Milena Caldato, apresentou aos alunos e seus familiares, os detalhes da graduação em Medicina e reforçou a necessidade de dedicação aos estudos. “Cursar medicina não é um projeto individual e envolve  toda família. Por isso, fazemos questão de explicar aos pais o funcionamento do curso, a necessidade de abdicação de muitos momentos reunidos, em prol de um propósito maior, que é ser médico”, reforçou.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma e Vanessa Simões
10 de agosto de 2021