Notícias

Cesupa é a instituição mais premiada na Expocom Norte 2021 


12 de agosto de 2021


Conheça os estudantes líderes premiados: Pedro Henrique Santos, Fábio Assunção, Emanuella Lopes e João Victor Barros. Fotos: Arquivo pessoal

O curso de Publicidade e Propaganda do Cesupa recebeu quatro premiações na Expocom Norte 2021 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), nas categorias Cinema e Audiovisual – roteiro de filme de ficção, Produção Transdisciplinar – ensaio fotográfico artístico e revista customizada e na categoria Publicidade e Propaganda – Agência Escola/Júnior de Publicidade e Propaganda. O resultado foi apresentado no último dia 2, em transmissão no canal do Intercom no Youtube, marcando com entusiasmo o início do segundo semestre letivo da instituição.

A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da pesquisa na área da Comunicação. Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES). Os projetos de alunos do Cesupa foram premiados na etapa Regional do evento e, com esta colocação, já seguem classificados para a etapa nacional, que ocorrerá virtualmente durante o Intercom, no período de 4 a 9 de outubro.

Um dos trabalhos produzidos na instituição foi a Revista Criê, um projeto digital que divulga pequenos e médios negócios atuantes no cenário da economia criativa de Belém. Resultado do Trabalho de Conclusão apresentado por Pedro Henrique Santos e Caroline de Oliveira, hoje egressos da instituição, o projeto surgiu a partir da experiência pessoal de cada um deles, com este segmento da economia local, e como forma de incentivar ainda mais, o consumo consciente neste setor. “Estamos muito ligados ao segmento, a Caroline trabalhando com fotografia, bordados e orientações de cuidados com plantas e eu, atuando como designer em diversos espaços diferentes”, explicou Pedro.

O resultado foi recebido com alegria pela dupla e celebra toda a trajetória de ambos na graduação, já que, além das adversidades que os concluintes de cursos vivem naturalmente, eles produziram a revista já em meio ao cenário adverso da pandemia. “Nosso trabalho foi produzido em um período onde não tínhamos nenhuma perspectiva do que estaria por vir, desnorteados pelo que vinha acontecendo. Foi bem difícil desenvolver tudo com a qualidade que estávamos planejando há muito tempo, mas com muita dedicação conseguimos concluir e ver esse prêmio chegando a Belém é extremamente gratificante”, comemorou o designer.

A professora Thatianne Sousa, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, é também, a orientadora do projeto Revista Criê e assim que as inscrições ao Expocom foram abertas, fez questão de incentivar seus orientandos a participarem. “A Criê foi o primeiro trabalho de conclusão de um produto gráfico que orientei como professora e quando eles defenderam o projeto, disse a eles ‘vamos submeter e vamos ganhar’, porque é um trabalho muito bom. Para essa conquista, existe a alegria por ser um trabalho importante, mas, também, tem uma carga sentimental, de todo contexto de pandemia em que este trabalho foi construído”, frisou.

Destaque - com as premiações, o Cesupa ocupa a posição de instituição do Norte com mais trabalhos reconhecidos nesta edição. Para o curso de Publicidade e Propaganda, esta aclamação comprova que o modelo de aprendizado está seguindo o caminho correto. “Ser reconhecido em um evento acadêmico de âmbito nacional agrega não só para o curso, mas para a instituição e para os alunos. Além de fortalecer os modelos de aprendizagem que escolhemos, baseados em projetos, e ratificar que trabalhos construídos em sala de aula podem ser aplicados tanto para o mercado, quanto para eventos acadêmicos”, avaliou a coordenadora do curso.

Os outros projetos contemplados foram “Corpo frio: processo de releitura do conto da Iara em roteiro para curta metragem”, apresentado pela estudante líder Emanuella Lopes, na categoria roteiro de filme de ficção e orientado pelo ex-professor Aislan de Paula; “Espia: um olhar fotográfico a partir dos signos culturais de Belém”, apresentado pelo estudante líder Fábio Assunção, na categoria ensaio fotográfico artístico, também sob a orientação do ex-professor Aislan de Paula; e “Portfólio Storm 2020”, apresentado pelo estudante líder João Victor Bastos, na categoria agência Escola/Júnior de Publicidade e Propaganda, com orientação das professoras Thatianne Sousa e Mariana Menezes.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
12 de agosto de 2021