Notícias

Amazon Experience recebe prêmio por inovação no Ensino Superior


27 de agosto de 2021



O Amazon Experience Cesupa Challenge recebeu o “Prêmio Inovação no Ensino Superior Prof. Gabriel Mario Rodrigues”, promovido pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil. Ao todo, 126 instituições disputaram a premiação em seis categorias, e o Amazon Experience foi o vencedor da categoria Inovação na Aprendizagem, concorrendo com outros três projetos semifinalistas. O resultado foi divulgado na última sexta, dia 20, durante o seminário virtual “O Futuro do Ensino Superior”.
 
Utilizando-se de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos e jogos e, tendo como pano de fundo a bioeconomia da Amazônia, o Amazon Experience é um desafio com duração de duas semanas, totalmente on-line e em inglês, que tem como público-alvo os alunos de todos os cursos de graduação do Cesupa e de instituições nacionais e internacionais parceiras. A interação entre os participantes busca desenvolver competências pessoais e profissionais, as soft skills, por meio de um game em grupo, e cada participante também é analisado individualmente, considerando as dificuldades, criatividade e a comunicação assertiva, de modo a prepará-los para um novo contexto de mercado de trabalho.
 
Para o reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, a conquista do prêmio fortalece, ainda mais, as diretrizes que norteiam o projeto educacional da instituição. "O Amazon Experience é um projeto repleto de oportunidades, ao propor que estudantes de diferentes instituições, países e culturas trabalhem em equipe, construindo projetos que envolvem empreendedorismo e inovação, focados em sustentabilidade e na bioeconomia da Amazônia. Para nós, do Cesupa, mais importante que o pódio é o percurso que temos percorrido até aqui, buscando caminhos inovadores na aprendizagem", sublinhou.
 
O coordenador do International Office e organizador do desafio, Caio Fanha, explica que o projeto foi construído sobre os pilares da cooperação entre as instituições, da extensão e da internacionalização, fator considerado como o diferencial para que o projeto recebesse a premiação. “O Amazon Experience consegue juntar estes três fatores que vêm sendo muito discutidos no Ensino Superior, especialmente nas instituições privadas, para garantir a sustentabilidade do negócio. O prêmio foi uma grande surpresa, já que estávamos concorrendo com IES de elevada reputação, e o resultado eleva a nossa discussão para outro nível, em termos de inovação, ratificando que estamos trilhando o caminho correto em nossa instituição”, disse. 
 
Novo desafio - A 1ª edição do Amazon Experience aconteceu em outubro de 2020 e reuniu 42 estudantes do Cesupa de outros estados e de países, como Peru,China, Estados Unidos e República Dominicana, além de ter contado com a parceria da Missouri State University (MSU). A repercussão do projeto entre a comunidade acadêmica impulsionou a realização de uma 2ª edição, em março de 2021, que teve como parceiro a U.Experience, um consórcio de instituições com o objetivo de promover a internacionalização das IES, contou com a participação de alunos de Macau, Romênia e Chile, além de parceiros nacionais de diferentes regiões do país.
 
“Acredito que o grande sucesso do Amazon Experience se deve às experiências de internacionalização que são proporcionadas aos estudantes, que, embora não sejam obrigatórias para a graduação, são adicionais para a carreira do aluno. A vivência com pessoas diversas e a prática da língua inglesa, também são proporcionadas aos estudantes e, deste modo, além de formarmos um profissional mais qualificado, estamos colaborando no desenvolvimento de cidadãos mais qualificados”, frisou o coordenador do International Office.
 
A 3ª edição do evento já tem data para acontecer, no período de 15 a 29 de outubro, e deve reunir estudantes dos cinco continentes. Outra novidade que está em fase de negociação é a parceria com uma aceleradora de startups, para que os primeiros lugares do desafio possam colocar os projetos desenvolvidos em funcionamento. Os alunos de todos os cursos do Cesupa podem participar do projeto e as inscrições podem ser feitas aqui.
 
Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
27 de agosto de 2021