Notícias

Professores do Cesupa são homenageados com o Prêmio Professor Zeno Veloso


30 de agosto de 2021


Prêmio reconhece juristas que contribuíram com formação acadêmica de profissionais no Pará

Os professores João Paulo Mendes Neto e Emília Farinha, do curso de Direito do Cesupa, receberam o Prêmio Professor Zeno Veloso, concedido pela Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará (OAB-PA), em evento realizado na primeira quinzena de agosto. A OAB-PA instituiu a premiação neste ano, para homenagear juristas, advogados e professores que tenham contribuído com a formação acadêmica de profissionais no Estado.
 
A homenagem é resultado do trabalho desenvolvido pela Pós-Graduação em Direito do Cesupa que, em parceria com a OAB-PA, promoveu cursos de Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho, com carga horária de 360h presenciais, nos municípios de Xinguara e Altamira, entre os anos de 2015 a 2017. Na época, o curso concedeu a certificação de especialistas para 49 advogados (as) das localidades atendidas.
 
"A Especialização Lato Sensu foi muito além das nossas fronteiras como instituição, para promover a capacitação dos profissionais da região, especialmente os de Xinguara, já que este foi o primeiro curso de especialização que eles tiveram. O reconhecimento desta premiação demonstra que o projeto acadêmico do Cesupa é sério e transcende barreiras para aperfeiçoar profissionais e propagar o conhecimento, formando especialistas cada vez mais capacitados, dentro de sua área de mercado”, explicou João Paulo Mendes Neto, que coordena a Especialização Lato Sensu desde 2014. 
 
Além do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição, a homenagem tem um significado ainda mais especial, por levar o nome do jurista, professor e escritor Zeno Veloso, que faleceu em março deste ano, e foi professor convidado da pós-graduação do Cesupa. “Ficamos imensamente lisonjeados com o reconhecimento, principalmente pela ligação que o professor Zeno sempre teve com a família Cesupa, e por suas brilhantes participações em Aulas Magnas e na pós-graduação em Direito Civil”, pontuou João Paulo Neto.
 
Durante o evento de premiação, o Vice-Reitor do Cesupa e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho, agraciou a OAB-PA, por meio de seu Presidente, Alberto Campos, e a ESA-PA, por meio de sua Diretora, Luciana Gluck Paul, com exemplares do livro “Direito e Pandemia - Olhares críticos sobre a crise: homenagem ao professor João Paulo do Valle Mendes”, publicado no segundo semestre de 2020, com o selo da editora Venturoli. A coletânea de artigos apresenta reflexões sobre os impactos provocados pelo cenário pandêmico no estudo jurídico e, conta com um dos últimos artigos científicos escrito pelo professor Zeno Veloso.

Texto: Gisele Nogami
30 de agosto de 2021