Notícias

Estão abertas as inscrições para o hackathon NASA International Space Apps Challenge 2021 Belém


31 de agosto de 2021


O Cesupa é uma das instituições apoiadoras da 1º edição do hackathon NASA International Space Apps Challenge 2021 Belém, evento online que tem como objetivo promover e incentivar a criação de soluções para os problemas do planeta, com uso de dados de satélite e outras fontes, oferecidos pela própria NASA e agências parceiras. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de setembro. A maratona acontece nos dias 1, 2 e 3 de outubro. 
 
O desafio é colaborativo e busca estimular a máxima interação entre grupos diversos. Podem participar desenvolvedores, designers, UI/UX/CX, profissionais com experiência em negócios e gestão, educação, saúde, pesquisadores, entre outras especialidades que ofereçam potencial para construir soluções, seja através da tecnologia ou por outros meios que atendam aos critérios do evento.
 
O coordenador do International Office, Caio Fanha, avalia que participar de um evento internacional, organizado pela NASA, agrega aos alunos conhecimentos que vão além daqueles que são aprendidos na sala de aula. “Há uma relevância enorme, no contato com diferentes áreas do conhecimento, em prol da resolução de um problema do planeta”, disse. 
 
Miro Leite, organizador local do evento, elenca outros benefícios aos alunos que aproveitam o momento da graduação para envolver-se em hackathons internacionais. “Por ser um evento organizado pela NASA há um peso grande, curricularmente falando, seja na vida acadêmica, seja na vida corporativa. E, em nível estratégico, há muitas oportunidades de ampliar o networking, já que eles passam a ter contato com mentores do mundo inteiro. Isso não tem preço! E, de forma orgânica, o participante não teria acesso ou levaria muito tempo para conseguir construir uma rede de contatos de qualidade que o evento permite”, enfatizou.
 
Para participar do hackathon NASA International Space Apps Challenge 2021 Belém, é desejável o conhecimento intermediário da língua inglesa, já que todos os materiais para o desafio estarão disponíveis somente em inglês. Quer conhecer mais sobre o hackathon? Acesse o site oficial do evento local

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
31 de agosto de 2021