Notícias

Cesupa realiza curso de ACLS para o corpo clínico do CTO-PA


15 de setembro de 2021


Equipe do CTO realiza atividade prática de reanimação. Foto: Cabron Studios

O Cesupa promoveu no último final de semana (11 e 12 de setembro) o curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support ou Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) para um grupo de 12 profissionais, entre médicos e enfermeiros, do Centro de Tratamento Oncológico do Pará (CTO-PA). Este é o primeiro grupo que recebe a formação, desde que a instituição tornou-se o único centro do Norte, credenciado da American Heart Associaton (AHA).

O CTO-PA é uma clínica de oncologia que presta atendimento ambulatorial a pacientes de diversas faixas etárias, desde jovens a idosos. Durante o tratamento quimioterápico, por vezes, podem ocorrer situações de emergência como a elevação de pressão ou reação alérgica e, em alguns casos mais graves, até uma parada cardíaca, como explica a diretora Clínica do centro, Paula Sampaio.

“Os nossos pacientes são debilitados, e têm grande risco de fenômenos tromboembólicos, seja pela idade ou pelo próprio câncer e já tivemos casos de parada cardíaca. Embora ocorra com pouca frequência, aproximadamente dois por ano no CTO, alguns dos nossos profissionais já tinham feito o curso de ACLS em outras oportunidades, mas os protocolos se atualizam e queremos oferecer um atendimento com mais segurança aos nossos pacientes”, frisou a diretora.

A administração do CTO já pretendia oferecer o curso para os colaboradores há dois anos, especialmente neste momento, em que inaugurará um novo prédio, mais equipado para atender situações de emergência cardíaca. “Não encontrávamos em Belém algo que tivesse a chancela da American Heart e era muito mais complexo levar todo o grupo para fazer o ACLS em outro Estado. Então, nesse sentido, estamos felizes em fazer um investimento, que temos absoluta certeza do retorno que ele vai trazer”, reforçou Paula.

Parceria - Com o credenciamento, a instituição de ensino inaugura uma nova fase, ofertando cursos de ACLS e BLS tanto para os profissionais da saúde que busquem a formação individualmente, quanto para grupos fechados, como foi o caso da clínica oncológica. “Agora, como centro, o Cesupa passa a organizar e ministrar os treinamentos da American Heart de maneira autônoma, como os cursos em parceria, sendo o ACLS um protocolo que prepara o profissional para lidar com situações de emergência, independente do tipo de paciente que está sendo vítima daquele evento, seja oncológico, coronariano, ou qualquer outro”, explicou Paulo Henrique Pereira, diretor dos cursos ACLS no Cesupa.

Para o Vice-Reitor do Cesupa e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho, o interesse de empresas da área da saúde por oferecer cursos certificados internacionalmente para as suas equipes, reflete o anseio em prestar a melhor assistência ao paciente. “Nosso objetivo é ofertar os cursos não somente para nossa comunidade de graduação e pós-graduação, mas também para a comunidade externa da área da saúde, que é tão diversificada, e para as empresas. É muito louvável quando encontramos organizações como o CTO, que buscam a qualificação de seus colaboradores, mesmo não representando seu principal foco de atuação, mas pelo fato de oferecer maior segurança na assistência ao paciente”, declarou.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
15 de setembro de 2021