Notícias

Cesupa divulga listão do Vestibular Fora da Curva 2022 e convoca os aprovados para a matrícula


20 de outubro de 2021


Maria Cândida Meira é o primeiro lugar geral do Vestibular Fora da Curva 2022. Foto: Arquivo pessoal

O Centro Universitário do Estado Pará (Cesupa) divulgou no último dia 13, o listão de aprovados do Vestibular Fora da Curva 2022, no site da instituição. Ao todo, foram convocados 405 candidatos para 14 cursos ofertados pela instituição e as matrículas iniciaram na quarta-feira, 20. Esta é a segunda edição do processo seletivo, que tem formato inteiramente digital, e leva em conta as habilidades e competências individuais dos candidatos, além do conteúdo aprendido em sala de aula.
 
O Vestibular Fora da Curva aconteceu no dia 3 de outubro e manteve estrutura semelhante à da prova de 2020, com três questões em formato de entrevista multimídia e uma redação que deveria propor uma solução, a partir do estudo de caso apresentado pela startup Tiva App. A avaliação totalizava 80 pontos. O processo seletivo considerou também, cinco competências consideradas imprescindíveis para o mercado de trabalho: pensamento crítico, aprender a aprender, criatividade, compreensão e comunicação.
 
Para o reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, esta modalidade de processo seletivo está alinhada ao projeto da instituição, que coloca o aluno como o protagonista de seu aprendizado. "Esta segunda edição do Fora da Curva reafirma o compromisso do Cesupa com as metodologias inovadoras de aprendizagem, as quais focam no desenvolvimento de competências, tendo a formação técnica como premissa. É isso que sinalizamos para os futuros calouros já à porta de entrada da instituição", apontou.
 
Colocação – Os três primeiros colocados do Vestibular Fora da Curva 2022 são: Maria Cândida da Silva Meira, candidata ao curso de Ciência da Computação e primeiro lugar geral, com 80 pontos; Gabriel Farias, candidato ao curso de Engenharia de Computação e segundo lugar geral, que obteve 78,50 pontos; e, Luna Sol Tavares de Souza, candidata ao curso de Psicologia e terceiro lugar geral, com 77,50 pontos.
 
Maria Cândida, que alcançou a maior nota na classificação geral, já havia participado do Fora da Curva no ano passado, oportunidade em que conquistou o segundo lugar geral e ingressou no curso de Direito do Cesupa. “Depois de entrar no curso de Direito, senti que gostaria de um desafio a mais e comecei a explorar outras coisas que gostaria de aprender. Pensei na tecnologia, em como vem se tornando cada vez mais importante dominar a linguagem digital, e me perguntei: por que não? ”, ponderou.
 
Como a candidata havia concluído o Ensino Médio há mais de um ano e não tinha mais contato com conteúdos e disciplinas adotados pelos vestibulares regulares, Maria Cândida avalia que o Fora da Curva era o processo seletivo que mais se adequava à sua realidade. “Acredito que este vestibular se distingue dos demais porque dá a oportunidade para que habilidades menos conteudistas sejam valorizadas nos candidatos. Assim, um novo público consegue ter acesso ao Ensino Superior de qualidade, inclusive, pessoas que concluíram a formação escolar há mais tempo. Além disso, o Fora da Curva se mostra um estilo de prova bastante atual, por ser realizado remotamente, mostrando que é possível aprofundar a integração entre tecnologia e ensino”, avaliou.
 
Já o segundo lugar geral, Gabriel Farias, descobriu em si habilidades como a capacidade de se adaptar ao novo e de argumentar com consistência, com a participação no Fora da Curva. “Com o processo seletivo, consegui identificar, sob outra ótica, quem sou eu e pude mostrar a mim como tenho oportunidades nos diferentes ramos da sociedade. O Fora da Curva promove um autoconhecimento, pois o candidato consegue reconhecer suas principais dificuldades e estratégias comunicativas, argumentativas e, principalmente, criativas”, reforçou.

Matrículas  O período de matrícula para os aprovados no Vestibular Fora da Curva 2022 será de 20 a 26 de outubro e ocorrerá em duas etapas on-line: a primeira é a validação, em que o candidato deverá confirmar seus dados cadastrais, preencher todos os campos do Contrato de Prestação de Serviços, anexar os documentos obrigatórios e efetuar o pagamento da primeira parcela da primeira semestralidade do ano letivo de 2022. Na segunda etapa, após a análise de todos os itens, o candidato receberá, em até 10 dias, a confirmação de sua matrícula. 
 
Mas informações sobre a lista de documentos necessários e a matrícula podem ser consultadas no Edital N° 047/2021.

Texto: Gisele Nogami
20 de outubro de 2021