Notícias

LAC recebe certificado de Excelência pelo 6º ano consecutivo


25 de outubro de 2021


Coordenadora do LAC, Anamaria Alves, e colaboradores da Unidade celebram o grau Excelente obtido pelo Laboratório. Foto: Arquivo pessoal

O Laboratório de Análises Clínicas do Cesupa (LAC) obteve pelo 6º ano consecutivo, o grau Excelente concedido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade em Análises Clínicas (PNCQ), que realiza o controle externo de qualidade de laboratórios e avalia o seu desempenho, comparando-o com seus pares e com os laboratórios clínicos de referência. A categorização é concedida de acordo com o nível de acertos nos laudos das amostras, em que o grau conquistado pelo LAC corresponde a mais de 81% de exatidão nos resultados.

Para receber o certificado de Excelência, a avaliação segue etapas criteriosas: para cada bateria de exames realizado, um teste de controle do PNCQ é feito simultaneamente e encaminhado para a Central Analítica do Programa, para serem analisados, junto aos demais credenciados da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, por uma empresa externa de Acreditação Internacional. O processo conta ainda com uma prova de proficiência teórica e prática, realizada mensalmente, com leituras aleatórias de diversas lâminas, para que o PNCQ possa assegurar a confiabilidade dos exames e laudos emitidos. 

“Este grau de Excelência atesta que o LAC atende a critérios seguros, oferecendo resultados fidedignos dos exames aos pacientes, e, diante dos órgãos fiscalizadores, que cumprimos todos os requisitos necessários. Atribuo essa conquista a toda equipe técnica bem formada e qualificada do Laboratório, aos professores, aos demais colaboradores e ao desafio de atender uma alta demanda de exames, especialmente neste período pandêmico”, avaliou a coordenadora do LAC, professora Anamaria Alves.

Nos nove primeiros meses de 2021, o LAC já realizou mais de 83 mil exames e recebeu 8 mil pacientes, superando os quase 82 mil exames realizados no ano anterior. No primeiro semestre de 2020, para atender a demanda dos que buscam por exames para confirmação do diagnóstico de covid-19, o Laboratório implantou novos exames, dentre eles, a sorologia para a detecção do vírus com testes rápidos, tendo desempenhado papel fundamental na instituição, para a testagem de colaboradores, professores e alunos.

Campo de atuação - Com 28 anos em funcionamento, o LAC conta com a dedicação do colaborador André Luiz Alvares há 27 anos. Funcionário mais antigo da unidade, ele já atuou como monitor dos professores nas práticas de disciplinas como hematologia, bioquímica e toxicologia e, atualmente, é técnico em patologia clínica. Para André, que acompanhou tantos avanços nos exames e nos equipamentos utilizados e a expansão do laboratório que passou de pequeno para médio porte, a certificação emociona e reconhece a qualidade do serviço prestado.

“Desde o início das atividades do LAC, temos a preocupação e o cuidado para desenvolver um bom trabalho. E o reconhecimento do PNCQ nos dá a oportunidade de mostrar que os nossos resultados vêm sendo executados da forma correta, o que justifica o aumento da demanda, tanto de pacientes encaminhados pelo SUS, quanto de atendimentos particulares, e a importância do Laboratório para toda a comunidade interna e externa”, reforçou.

Estágio - O Laboratório exerce ainda, um importante papel como campo de estágio para os alunos do curso de Farmácia e como área de pesquisa para os demais cursos da área da saúde. A acadêmica Bruna Abdon está no último semestre de Farmácia e estagiou no LAC entre os meses de agosto a dezembro de 2020. A experiência foi tão positiva que, há um mês, ela retornou ao ambiente como estagiária voluntária. “Me identifiquei muito com as Análises Clínicas e o Laboratório foi ganhando uma importância na minha vida, porque fui percebendo que era uma área pela qual eu poderia seguir e seria feliz ”, enfatizou.

Além da prática que vem adquirindo no LAC, o trabalho de conclusão de curso de Bruna foi voltado para a produção de um Manual de Exames Laboratoriais, que auxilia na performance do corpo técnico e da comunidade acadêmica de Farmácia. “O Laboratório não dispunha de um Manual, então, separamos e descrevemos todos os exames realizados no laboratório, com explicações sobre os testes, métodos, valores de referência, preparo para o paciente, entre outras informações, para padronizar e servir de base para técnicos, professores e alunos”, explicou.

O LAC oferece serviços de diagnóstico clínico-laboratorial para pacientes particulares e encaminhados por instituições parceiras, realizando exames de rotina em hematologia, parasitologia, bacteriologia, urinálise, citologia, imunologia e bioquímica. O Laboratório está localizado na Rua Oliveira Belo, nº 458, e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3241-5799.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
25 de outubro de 2021