Notícias

Curso de Odontologia promove 3ª Mostra Audiovisual


22 de novembro de 2021


Equipe que recebeu o 1º lugar na Mostra Audiovisual comemora com os professores organizadores do evento. Foto: Divulgação curso de Odontologia

Os alunos do 2º e do 4º período de Odontologia tiveram, nas últimas semanas, uma missão diferente: elaborar vídeos com linguagem científica e linguagem usual, para apresentar temas como prevenção de doenças periodontais, traumatismos dentários e cuidados com a higienização de próteses. Além de pesquisas sobre os assuntos, os estudantes também precisaram perder a timidez para aparecerem em frente às câmeras e exercitaram habilidades como a comunicação oral e corporal. As atividades fizeram parte da 3ª Mostra Audiovisual de Saúde Bucal Coletiva, que aconteceu no dia 17 de novembro.

A Mostra acontece desde 2019 e, nesta edição, contou com o reforço dos alunos do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica, que atuaram como coorientadores dos estudantes de graduação, junto com os professores das disciplinas que compõem o eixo de Saúde Coletiva, além de avaliarem o produto final e atribuírem notas aos vídeos. “O mestrando, em geral, é alguém que se formou recentemente e tem a habilidade da orientação a ser treinada. Ao mesmo tempo, muitos não conhecem esse tipo de produção, e têm a possibilidade de mergulhar no universo da comunicação”, explicou o professor Aluísio Celestino, um dos responsáveis pela programação.

Ao todo, 13 vídeos com duração de aproximadamente 8 minutos cada, foram apresentados tendo dois públicos bem distintos: parte deles é voltado para a comunidade em geral e utiliza uma linguagem mais acessível. Já os demais, têm foco no meio científico da Odontologia e fazem uso de termos mais técnicos. “Todo o roteiro, as cenas e os locais ficam a cargo dos alunos, com supervisão dos professores. Com a Mostra, exercitamos a habilidade de produção, de busca de conhecimento e elaboração dos alunos, além de incentivarmos que produzam não somente os produtos bibliográficos, mas produtos de mídia que possam, inclusive, favorecer a comunicação desse profissional no futuro”, pontuou o professor.

Estudante do 4º semestre do curso e integrante do grupo que tratou do tema Dieta Cariogênica, Breno Reis se divertiu produzindo o vídeo que foi chamado de “Jornal do Cesupa”. Habituada com câmera e vídeo para as redes sociais, a equipe abordou o assunto, usando um tom cômico. “Tivemos que pesquisar bastante e dominar o tema para que ele fosse facilmente compreendido por quem não é da área da Odontologia. Durante uma conversa, tivemos a ideia do Jornal e sugeri que incluíssemos memes e bordões que os professores sempre usam, para quem estava assistindo absorver melhor a mensagem que a gente gostaria de passar”, comentou.

Depois das apresentações da Mostra, os vídeos que necessitam de correções são adaptados e todos podem ser utilizados por alunos e professores. As equipes participantes receberam o certificado de participação e aos grupos melhores colocados, também foram entregues troféus.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
22 de novembro de 2021