Notícias

Semana de Comunicação do Cesupa convida estudantes a repensar a publicidade na Amazônia


23 de novembro de 2021


Participantes e convidados na mesa de encerramento, que discutiu os desafios e perspectivas da economia criativa na Amazônia. Foto: Caroline Oliveira

De 8 a 10 de novembro, aconteceu a 7ª Semana de Comunicação do Cesupa, o Comuniquê 2021, evento realizado pelos alunos para o curso de Publicidade e Propaganda. Nesta edição, o tema norteador foi “(Re) pensando a publicidade na Amazônia”, que debateu a importância do mercado publicitário na região Amazônica e compartilhou experiências e conhecimentos entre estudantes e convidados. A programação foi aberta ao público externo em geral e ocorreu no sistema híbrido, com atividades presenciais e on-line.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Thatianne Sousa, contou sobre a retomada das atividades presenciais do evento. "Voltar este ano, mesmo no formato híbrido, foi muito especial. Ver e acompanhar todo o processo de organização feito pelos alunos e, principalmente, a participação deles nas programações dos dias de evento foi muito bom”, avaliou. O tema foi escolhido pelos estudantes com o apoio dos professores envolvidos, e convida a tratar sobre o processo de questionar as práticas sociais e modelos pré-estabelecidos, em que a publicidade se insere.

“Olhar para isso, na nossa região, é discutir sobre o nosso mercado, sobre os profissionais, sobre os nossos públicos, limitações e de como isso interfere na nossa atuação profissional. Em tempos de tantas mudanças, é preciso estar atento, se atualizando e repassando sobre o nosso fazer publicitário, e o espaço do Comuniquê, com o diálogo com profissionais e pesquisadores de mercado, mostrou como é importante falar sobre isso ainda na graduação, pois aqui é que estão os futuros profissionais de comunicação e publicidade da Amazônia”, reforçou a coordenadora.

As oficinas aconteceram presencialmente e trouxeram profissionais da área para bate-papos descontraídos com os alunos, apresentando temas atuais como a Profissão do Social Media, Estratégias e Ferramentas para o TikTok e Desafios e Perspectivas da Economia Criativa na Amazônia. A estudante Shirley Monteiro cursa o 4º semestre e compartilhou a sua experiência no evento. “Foi meu primeiro ano participando do Comuniquê e foi muito engrandecedor. Aprendi sobre assuntos extremamente importantes para o mercado publicitário e com profissionais excelentes”, avaliou.

O evento contou com a participação de parceiros que atuam na Secretaria de Estado de Comunicação, Libra Branding, Plan B Comunicação, Farmácia Personale, Adventures.Inc, Digital Fluxo, Highline Marketing, CA Comunicação, Festival Psica, Agência Rizoma e Estudio Alis.

Texto: Clara Mar sob a supervisão de Gisele Nogami e Laura Quaresma
23 de novembro de 2021