Notícias

Cesupa realizou processos seletivos para os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional


24 de novembro de 2021


Os 316 candidatos participaram da etapa teórica dos processos seletivos. Foto: Divulgação da Pós-Graduação

O Cesupa realizou no último domingo (21), os processos seletivos para os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional 2022. A etapa teórica contou com a participação de 316 candidatos, sendo 199 para a área médica, e 117 para a multiprofissional. Conforme preveem os Editais, os resultados da primeira etapa de ambos os processos seletivos devem ser divulgados no dia 7 de dezembro, no site da instituição.

O programa de Residência Médica contempla oito especialidades, a saber:  Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria e Reumatologia. Dentre elas, as três mais concorridas foram: Dermatologia, com 25 candidatos por vaga, seguido de Clínica Médica com 18 candidatos por vaga e Medicina Intensiva com 12 candidatos por vaga. 

As provas para as especialidades médicas foram compostas por 50 questões, valendo dois pontos cada, sobre conhecimentos gerais em Medicina, distribuídas nas cinco áreas básicas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Para as especialidades com pré-requisitos, como é o caso de Endocrinologia e Metabologia e Reumatologia, a prova continha o mesmo número de questões e pontuação, porém, com foco em em Clínica Médica.

Já o processo seletivo para a Residência Multiprofissional contempla as áreas de concentração em Neurologia e Atenção Básica/Saúde da Família, que englobam as categorias profissionais de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Para este processo, as provas também eram compostas por 50 questões, sendo 15 de conhecimentos gerais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e 35 de conhecimentos específicos, totalizando o máximo de 100 pontos. 

“As provas aconteceram de forma bem tranquila, sem intercorrências de qualquer natureza, iniciando e terminando no horário. Tudo conforme o previsto para os processos seletivos”, avaliou o coordenador de pós-graduação do Cesupa, professor Leonardo Costa. Os gabaritos das provas já estão disponíveis na área de "Editais em Andamento", no site da instituição, desde o dia 22 de novembro. As próximas etapas dos processos serão compostas de análise curricular e prova prática de habilidades, sendo esta última, apenas para as especialidades de Endocrinologia e Metabologia e Reumatologia, do programa de Residência Médica.

O resultado final dos processos seletivos deve ser divulgado até o dia 25 de janeiro e o início das atividades para todos os programas será em 03 de março.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
24 de novembro de 2021