Notícias

Vídeo produzido por aluna de Farmácia conquista 2º lugar no concurso cultural promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental


29 de novembro de 2021


O resultado foi divulgado durante o 53º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental

A aluna do 10º semestre do curso de Farmácia, Maria Carolina Raiol, é uma das autoras do vídeo “Os antibióticos e o descarte correto de medicamentos” que conquistou o 2º lugar, na categoria “Descarte de medicamentos”, do I Concurso Cultural de Divulgação Científica promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). O trabalho contou ainda, com a colaboração de dois alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de São Carlos. A premiação aconteceu durante o 53º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, que aconteceu virtualmente, entre os dias 16 e 19 de novembro.

Com duração de três minutos, a animação tem como personagem principal a farmacêutica Malu Santos, que explica sobre o uso de antibióticos, as consequências do descarte indevido deste medicamento e a forma correta de fazê-lo. Originalmente, o trabalho seria uma cartilha informativa, que foi adaptada para participar do concurso. “Eu e os outros autores nos conhecemos no curso de férias da Fiocruz sobre Superbactérias, em que tivemos que fazer um projeto que envolvesse o tema central do curso, e fizemos voltado ao descarte correto de antimicrobianos, que se transformou em um vídeo”, explicou Maria Carolina.

Todo o trabalho foi produzido pela equipe, desde o roteiro até a dublagem e contou com a orientação da docente Jocileide Gomes, professora dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Cesupa. “Na disciplina de Farmácia Clínica II, temos um conteúdo que é a educação em saúde e a Maria Carolina aplicou todas as ferramentas e conhecimentos que foram repassados na disciplina, resultando nesse vídeo educativo. A conquista demonstra as competências e atitudes dos nossos alunos, já que não são todos os profissionais que possuem habilidades para elaboração de material destinado à educação em saúde”, reforçou.

O vídeo foi um dos nove selecionados, entre 60 produtos inscritos, e disputou com outras duas produções, na categoria “Descarte de Medicamentos”. Antes da premiação, o trabalho ainda competiu pela preferência do público e recebeu 609 curtidas no Instagram do SBFTE. Coincidentemente, o resultado da premiação foi apresentado na semana nacional de Conscientização do Uso de Antimicrobianos. “Além de divulgar a nossa instituição, essa conquista contribui para incentivar os alunos a se inserirem no meio científico, já que eventos como esse geram network com outras instituições, o que pode motivar projetos futuros, como mestrado, residências e especializações”, indicou a aluna. Para assistir o vídeo “Os antibióticos e o descarte correto de medicamentos”, clique aqui.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
29 de novembro de 2021