Notícias

Cesupa realiza capacitação em Simulação Realística para docentes


7 de dezembro de 2021


Curso foi ministrado para professores, técnicos e pacientes atores. Foto: Divulgação da Pós-graduação

Desde 2020, o Cesupa vem investindo em cursos de capacitação em simulação realística para docentes da área de Saúde que atuam na instituição. Nos dias 27 e 28 de novembro, uma nova etapa foi ministrada para 20 professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, com o intuito de que os profissionais possam criar cenários de simulação realística a serem aplicados nos cursos de graduação e pós-graduação, como também nos cursos externos e in company, ofertados para empresas e instituições de saúde.

Os cenários de simulação são ambientes seguros e controlados, onde os alunos podem treinar situações semelhantes às que ocorrem nos atendimentos de saúde, em clínicas e hospitais. “Esperamos que, com essas capacitações para os nossos docentes e técnicos, eles consigam criar ambientes de simulação em que nosso aluno ou profissional formado que venha a realizar um curso conosco, possa treinar suas habilidades técnicas e comportamentais e, deste modo, cheguem mais qualificados para o mercado de trabalho, garantindo mais segurança aos pacientes”, explicou o coordenador de pós-graduação do Cesupa, professor Leonardo Costa.

Além dos professores, um grupo de 13 atores profissionais também estão sendo capacitados para atuar como pacientes atores, que serão atendidos pelos alunos, nos cenários de simulação. “O objetivo é que os atores aprendam o que falar e como agir, de acordo com o cenário que os docentes estão criando para um determinado aprendizado”, reforçou o coordenador. Ao todo, foram realizados quatro módulos e o último deve ocorrer em fevereiro, com vistas à implantação do Centro de Simulação Realística, ainda no primeiro semestre letivo de 2022.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
07 de dezembro de 2021