Notícias

Cesupa e Sespa realizam mais de quatro mil testes rápidos para detecção da covid


9 de fevereiro de 2022


60% dos testes realizados deram negativo para doença. Foto: Divulgação da coordenação do curso de Enfermagem

O Cesupa foi uma das instituições de ensino superior parceiras do Governo do Estado, no mutirão de testagens para a covid-19, realizado na capital, entre os dias 26 a 30 de janeiro. A ação, que ocorreu no campus João Paulo do Valle Mendes (avenida Almirante Barroso, 3775), contou com a participação de 35 discentes, docentes e egressos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. O mutirão foi uma das estratégias adotadas pelo Estado para acelerar o atendimento à população e direcionar esforços para contenção da pandemia no Pará.

Durante os cinco dias de testagem no Cesupa, foram realizados 4.200 exames do tipo swab nasal, para a população em geral, com idade a partir de três anos. Após a coleta do material, os resultados eram divulgados em até 20 minutos, e do total de testes realizados, aproximadamente 60% foram negativos para a doença. Os casos positivos eram encaminhados para a Vigilância Epidemiológica do município, para ações de monitoramento do paciente e de seus contatos.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Mariana Lima, que também esteve à frente da ação, a parceria entre as instituições públicas e privadas é essencial para o monitoramento da situação epidemiológica no Estado e para a formação dos profissionais da área da saúde. “O compromisso do Cesupa não é apenas em formar profissionais, mas, sim, cidadãos, e a interação com a comunidade proporciona isso. O elo com o Estado amplia o horizonte e a visão dos nossos discentes, além de permitir que atuem de forma multiprofissional e interdisciplinar, o que não seria possível, em outros cenários”, avaliou.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
09 de fevereiro de 2022