Notícias

Cesupa outorga grau para quase 400 concluintes de oito cursos


10 de fevereiro de 2022


Concluintes do curso de Farmácia e paraninfos celebram a conquista do diploma. Foto: Caroline Oliveira

Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, o Cesupa realizou as solenidades híbridas de Colação de Grau para 398 concluintes das turmas do 2º semestre de 2021, dos cursos de Administração, Bacharelado em Ciência da Computação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Farmácia, Nutrição e Odontologia. Com transmissão pelo canal do Cesupa no Youtube, as sessões solenes foram divididas em sete cerimônias, que reuniram familiares e a comunidade acadêmica virtualmente e, também, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

A primeira cerimônia foi dedicada aos cursos de Administração e Nutrição e presidida pela coordenadora do curso de Nutrição, professora Daniela Gaspar, e a coordenadora do curso de Administração, professora Tatiana Araújo, foi escolhida paraninfa da sessão. O sentimento de gratidão aos professores marcou o discurso da agora nutricionista e oradora Ana Luiza Meyer. “Se entramos como uma pedra bruta e estamos saindo bem lapidados, foram vocês, os responsáveis por esse trabalho impecável, feito com tanto zelo, carinho e gentilezas, estando sempre presentes no nosso dia a dia no Cesupa. Além de todo conhecimento, foram muitas risadas compartilhadas e, quando foi necessário, até lágrimas”, relembrou.

A segunda sessão reuniu os demais cursos da ARGO e foi presidida pela professora Alessandra Natasha Baganha, coordenadora dos cursos de Computação, além de contar com a participação do coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Felipe Freitas, e do paraninfo Vitor Hugo Gomes. O orador Paulo Leal Neto, também do curso de Engenharia de Produção, falou sobre as transformações ocorridas durante a jornada acadêmica e incentivou os demais concluintes a seguirem seus sonhos. 

“A faculdade é sobre transformação, é sobre aprendizado e sobre descobertas. É sobre desenvolver o nosso senso crítico, brigar pelos nossos ideais e criar laços que iremos levar para a vida toda. A caminhada não foi fácil. Entramos com dúvidas e saímos com certezas. Neste momento, estamos preparados para seguir em frente, aplicar todo o conhecimento adquirido, e que vocês tenham sempre a certeza de que tudo está ao vosso alcance. Lembrem-se, agora é o início, nós somos capazes de atingir todos os nossos objetivos”, reforçou. 

A última cerimônia do dia 25 recebeu os concluintes dos cursos de Farmácia e Odontologia. Presidida pelo coordenador de Odontologia, professor Silvio Menezes, a mesa também foi composta pela coordenadora do curso de Farmácia, professora Andréa Diogo, e pelo professor Marcelo Carneiro, representando o paraninfo da sessão, o professor Jorge Sá que esteve impossibilitado de comparecer ao evento, por questões de saúde. A oradora Jéssica Barros, do curso de Farmácia, relembrou os sacrifícios e a dedicação de cada família para a realização daquele momento. “Dedico esse título a vocês, pois sem seu apoio nada disso seria possível”, agradeceu emocionada. 

Direito - Nos dias 26 e 27 foram os graduandos em Direito que receberam a outorga de grau, em quatro sessões solenes, todas presididas pelo coordenador do curso, professor Arthur Laércio Homci, e com as presenças dos coordenadores adjuntos, professora Natalia Bentes e Allan Moreira. A professora Karen Rocha representou os padrinhos da turma de Direito Matutino; o professor Paulo Rabelo foi o paraninfo da turma de Direito Noturno; e os professores Rafael Fecury e Vanessa Rocha foram os escolhidos pelas turmas de Direito Vespertino, A e B, respectivamente.

A concluinte da turma de Direito Matutino Lorena Valente fez um agradecimento especial aos mestres e a todos os ensinamentos oferecidos durante a graduação. “Nada disso seria tão bem feito se não houvesse tanto amor envolvido, vocês nos inspiram porque amam o que fazem, e não há nada mais bonito do que a arte de ensinar, compartilhar o que se sabe, doar-se para que o outro possa crescer”, elogiou.

Os oradores das turmas Noturno, José Matheus Rodrigues, Tarde A, João Gabriel Macedo, e Tarde B, Amanda Costa, relembraram as dificuldades impostas pela pandemia e o desafio transposto pelos professores, para manter as aulas em formato remoto e, depois, em híbrido. “Não faço ideia de como foi para vocês, ter que enfrentar uma reconstrução do modo de ensinar, de avaliar, de interagir, de se relacionar através de uma tela de computador. Mas não restou dúvida do empenho e dedicação de todos para permanecer entregando um conteúdo de qualidade, mesmo com as dificuldades, dentro da nova realidade que se apresentava”, enalteceu João Gabriel.

Emocionado e tendo sido homenageado pela primeira vez, como paraninfo de uma turma, o professor de Direito Empresarial, Paulo Rabelo, propôs reflexões sobre o papel dos bacharéis na Amazônia, “para garantir direitos no plural, sem etnocentrismo, emprestando mentes, braços e corações para que crianças, jovens, mulheres, pretos, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e tantas outras categorias discriminadas vivam imunes de violências, concretas e simbólicas”. E concluiu, desejando que os graduados lutem e busquem concretizar seus objetivos de vida. “Lembrem-se daquele primeiro dia de aula em que pararam e escreveram a missão, visão e os valores que iriam iluminar essa jornada e tenham certeza, tudo é possível, basta mobilizar a vontade resoluta. Voem alto, ao infinito e além”, disse em meio aos aplausos de concluintes e familiares.

O coordenador do curso de Direito, Arthur Laércio Homci, relembrou as conquistas obtidas pelo curso nos últimos cinco anos, entre elas, a avaliação máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2018, e o selo OAB Recomenda recebido pela quinta vez consecutiva já em 2022, e agradeceu a confiança depositada pelas famílias na instituição. “O Cesupa seguirá de portas abertas, reafirmando o seu compromisso educacional perante a sociedade. Saibam que podem contar sempre conosco. A vocês, bacharéis e bacharelas, desejamos que sejam muito felizes”, finalizou.

Destaque - Ainda nas cerimônias, os concluintes que obtiveram os melhores desempenhos acadêmicos em todo o curso e, também, no ENADE 2021, receberam o reconhecimento público. Conheça abaixo, os três primeiros colocados de cada curso:

Curso de Administração
1º lugar: Lucas Silva de Oliveira
2º lugar: Murilo Monteiro Marques
3º lugar: Ramon Martin de Mello Correa

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
1º lugar: Isabelle Tavares Silva Santos
2º lugar: Jéssica Mayumi Tanisue Medeiros
3º lugar: Tiago Lopes de Moura

Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
1º lugar: Yasmin Rodrigues Costa
2º lugar:  Victoria Finardi Kalume
3º lugar: Marcella Cardoso Salgado dos Santos

Curso de Engenharia de Produção
1º lugar: Ariane Vitória de Sousa
2º lugar: Tatiana Mendes Siqueira
3º lugar: Paulo Ponte Souza Borges Leal Neto

Curso de Direito
1º lugar: Aila Tiemi Werneck de Castro da Silva
2º lugar: Glauco Guerreiro da Silva
3º lugar: Gabriel de Souza Rosas

Curso de Farmácia
1º lugar: Carolina Calábria Lobo
2º lugar: Daniel Vitor da Silva Monteiro
3º lugar: Lilian Marques de Freitas

Curso de Nutrição
1º lugar: Keren Nascimento Costa
2º lugar: Alberto Ferreira de Carvalho Neto
3º lugar: Tainah Ratis Zoghbi Cruz

Curso de Odontologia
1º lugar: Emanuelle Namias de Sousa
2º lugar: Camila Lopes Conde
3º lugar: Silvana Oliveira de Matos Martins

Destaques ENADE 2021 do curso de Ciência da Computação
1º lugar: Tiago Lopes de Moura
2º lugar: Caio Vinícius Raposo Ribeiro
3º lugar: André Paes de Lima Soares

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
10 de fevereiro de 2022