Notícias

Semana de Acolhimento marca o início das atividades letivas de 2022


16 de fevereiro de 2022


Calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo visitam o Centro Histórico de Belém

Um novo semestre letivo acaba de iniciar e o Cesupa abriu as portas de seus seis campi para recepcionar calouros e veteranos. Com atividades presenciais e virtuais, as coordenações de cursos apresentaram os novos alunos, as instalações, dinâmicas e oportunidades que a graduação pode oferecer. As atividades aconteceram de 1º a 4 de fevereiro e contaram com palestras e visitas a empresas parceiras do Cesupa.

Entre os cursos da Área de Ciências Sociais Aplicadas, a programação contou apresentações do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), International Office e do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ). Os 35 ingressantes do curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram um passeio guiado pelo Centro Histórico de Belém, passando pelo Forte do Presépio, rua Siqueira Mendes, Igreja do Carmo, e pela rua Doutor Assis, até chegar à Igreja de Santo Alexandre. Em duas horas de caminhada, os calouros fotografaram os pontos do trajeto que mais chamaram a atenção e, posteriormente, transformaram as imagens em cartões postais, que foram enviados aos colegas de turma. 

“A importância da Semana de Acolhimento está no bem receber, porque todos os calouros chegam com muitas expectativas. É incrível a emoção dos livres depoimentos que recebemos deles e a satisfação é ainda maior, porque preparamos a programação com o apoio dos veteranos”, explicou a coordenadora do curso, professora Ana Cristina Braga. O evento mais aguardado pelos alunos foi a Cerimônia do Escalímetro, em que os padrinhos entregaram a régua em formato triangular aos seus afilhados, marcando a entrada oficial no universo da Arquitetura.

Saúde - Os cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde promoveram momentos de integração, com a participação de egressos, e realizaram vários tours pelos laboratórios específicos de cada curso. Os alunos de Nutrição receberam também, a visita do Conselho Regional de Nutrição, que explicou sobre as leis que regem a profissão, bem como as responsabilidades e deveres dos nutricionistas.

Já os futuros fisioterapeutas participaram de atividades de auto relaxamento e de dinâmicas que estimulam o trabalho em equipe. “Para nós, é um momento de conquista, então preparamos a programação sempre visando envolver os calouros, para que possamos despertar, ainda mais, o interesse deles sobre o curso que escolheram”, explicou a coordenadora de Fisioterapia, professora Wiviane Matos.

Computação - As visitas técnicas às instituições parceiras deram o tom da programação para os cursos das Ciências Exatas e Tecnologia. Os recém-chegados e os antigos alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação, por exemplo, conheceram o Centro de Tecnologia do Laboratório Beneficente de Belém. Além disso, durante a Semana de Acolhimento, ocorreu o lançamento do tema da 18ª edição Computação Amostra 2022 que, este ano, será “Amazon Hacking”.

Para o calouro de Engenharia de Computação, João Renan Lopes, a Semana de Acolhimento cumpriu o papel de fazê-lo sentir-se totalmente inserido no Cesupa. “Pude ter os primeiros contatos com os professores e, de cara, ter acesso a diversas oportunidades de projetos de extensão. Com toda essa empolgação, ainda visitamos o Laboratório, que me proporcionou uma perspectiva muito ampla dos setores em que um engenheiro pode atuar, além de ser uma possibilidade do estudante começar o seu networking, desde o início da graduação”, avaliou.

Texto: Gisele Nogami com revisão de Laura Quaresma
116 de fevereiro de 2022