Notícias

Cesupa empossa 58 monitores


18 de fevereiro de 2022


Foto: Divulgação da Coordenação de Graduação

O Cesupa realizou na última quarta-feira, 16, a cerimônia de posse para os alunos aprovados no Processo Seletivo de Monitoria - 1º semestre de 2022. Ao todo, foram empossados 58 estudantes, dos cursos de Arquitetura, Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia de Computação, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que exercerão o apoio aos professores e alunos das disciplinas para os quais foram selecionados. Destes, 23 são voluntários do curso de Medicina. A Monitoria é um dos compromissos assumidos pelo Cesupa para incentivar e dar suporte aos alunos, permitindo que possam se dedicar às ações que ampliem as oportunidades de crescimento e desenvolvimento da vida acadêmica.

“A atuação como monitor traz um diferencial ao currículo de estudantes que buscam ingressar em programas de Pós-graduação Stricto Sensu e, em residências. É, também, uma oportunidade para aprofundar o conhecimento nas áreas que atuam, além de originar e facilitar a produção científica desses alunos. Muitos egressos que foram monitores, retornaram ao Cesupa e, hoje, fazem parte de nosso quadro docente em diversos cursos de graduação. Para nós, é uma grande satisfação reconhecer a força desse Programa e o quanto ele incentiva a carreira de nossos alunos”, avaliou a coordenadora adjunta de Graduação e Extensão, professora Gisele Abrahim, que conduziu a cerimônia.

O evento contou ainda, com as presenças da coordenadora do curso de Nutrição, professora Daniela Gaspar; da coordenadora adjunta do curso de Odontologia, professora Paula Acatauassu Carneiro; da coordenadora adjunta do curso de Direito, Natalia Bentes; e de professores convidados. Os alunos também receberam orientações das psicólogas do Serviço de Apoio aos Estudantes (SAE), Priscila Soares, Cristiane Martinez e Daiane Calazans, sobre o papel do monitor em sala de aula e suas principais funções.

Seleção - Os estudantes aprovados passaram por um criterioso processo iniciado no final do ano de 2021, que contou com avaliação do histórico escolar, provas teórica e prática. Os monitores atuarão até junho, podendo ter o contrato renovado por mais um período, com exceção dos alunos de Medicina, que podem ocupar a função somente em um semestre. Ao término do Programa, os participantes recebem um certificado de atividades.

Futuro - Foi a busca da experiência com a docência que motivou a estudante Ana Carolina Uchôa, do 7º semestre de Nutrição, a participar do processo seletivo em que foi aprovada como monitora das disciplinas de “Higiene e Controle de Qualidade dos alimentos” (3º período) e “Fundamentos da Tecnologia de Alimentos” (4º período). “A professora Suely Silva, que ministra as duas disciplinas, é uma das mestras mais sábias e experientes que já conheci. Então, quando vi a oportunidade de poder adquirir mais conhecimento com ela, não hesitei”, disse.

Quando concluir a graduação, Ana Carolina pretende ingressar na residência em Saúde da Família e, posteriormente, seguir no Mestrado e Doutorado, para atuar na área clínica e na docência. “Para percorrer esse caminho, a Monitoria conta e é base para um possível trabalho na área. Essas horas que temos que nos dedicar à Monitoria não são em vão ou perdidas, mas sempre agregadoras”, concluiu.

Texto: Gisele Nogami
18 de fevereiro de 2022