Notícias

Cesupa lança livro em homenagem ao Eterno Reitor, professor João Paulo do Valle Mendes


21 de fevereiro de 2022


Foto: Divulgação da Coordenação de Pós-graduação em Direito

As editoras Cesupa e Venturoli lançaram no último dia 3 de fevereiro, o livro "Direito e Pandemia – Olhares críticos sobre a crise", uma obra atual e inédita que homenageia o Eterno Reitor da instituição, professor João Paulo do Valle Mendes. A publicação é composta por 21 ensaios, produzidos por renomados juristas e docentes do Cesupa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade da Amazônia (Unama) e de instituições de ensino superior internacionais, como a Universidade de Lisboa, dentre eles, um dos últimos artigos escritos por Zeno Veloso, que foi professor convidado das Aulas Magnas e dos cursos de Pós-graduação do Cesupa e faleceu em março de 2021.

Coordenado pelos professores Felipe Mendes, João Paulo Mendes Neto, Ney Maranhão e Sérgio Mendes Filho, o livro foi produzido em apenas quatro meses, durante o ano de 2020, e reúne ponderações acerca dos impactos provocados pela pandemia da covid-19, em diversos campos do estudo jurídico, além de abordar conteúdos políticos, sociais, educacionais, econômicos e filosóficos, divididos em cinco sessões: “O Direito na crise: economia, estado e relações internacionais”; As instituições na crise; O Direito das relações privadas na crise; O Direito Público na crise; e, “Ensino Jurídico e Ciência: da crise ao futuro”.

“O contexto pandêmico chacoalhou não apenas pessoas, mas também instituições. A malha jurídica que tínhamos, mesmo aquela voltada para situações excepcionais, revelou-se, ao final, inadequada e insuficiente para os reclamos pandêmicos. E não há dúvida: haverá um direito antes e outro depois da covid-19. Conduzir reflexões sobre esse histórico processo foi uma imensa responsabilidade e uma enorme satisfação, já que, certamente, esta obra, gestada para ser abrangente e intrinsecamente multidisciplinar, traz um novo olhar para o mundo”, avaliaram os coordenadores.

Homenagem - A publicação é, especialmente, um tributo à memória do Eterno Reitor do Cesupa, professor João Paulo do Valle Mendes e celebra a sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica. A proposta de homenageá-lo veio do professor Ney Maranhão, durante o primeiro lockdown imposto pela pandemia e, em um curto espaço de tempo, o projeto ganhou a forma de livro. “Ter o nome de nosso Eterno Reitor marcado na capa do livro serve para preparar a memória de amanhã, fazendo justiça a quem merece ser lembrado como exemplo de coragem e inovação. É tudo o que precisamos ter, para seguirmos a caminhada”, considerou.

Para o Reitor da instituição e filho do professor João Paulo, professor Sérgio Mendes, a homenagem representa o reconhecimento e a gratidão a quem dedicou uma vida inteira ao mister universitário. "O apreço pelas letras, o incentivo ao ensino, à pesquisa e ao diálogo no ambiente da universidade sempre foram marcas de relevo no pensamento e na atuação do nosso eterno Reitor. O lançamento deste livro seguramente seria para ele um momento de felicidade singular, ocasião em que por certo diria: esta obra é formidável!", sublinhou.

Onde encontrar
Loja física
Livraria Newstime
Endereço: Travessa Quatorze de Abril, 1775
Telefones: (91) 3249-3141 | (91) 3249-3104 
WhatsApp: (91) 98162-1578
Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 18h
Delivery disponível

Loja virtual
Editora Venturoli
www.editoraventuroli.com

Texto: Gisele Nogami
21 de fevereiro de 2022