Notícias

Profissionais e estudantes de Medicina participam de curso de ATLS


21 de fevereiro de 2022


Instrutores do curso que ensina protocolo para atendimento sistemático ao paciente politraumatizado. Foto: Divulgação da Coordenação de Pós-graduação

O Centro de Simulação Realística do Cesupa promoveu na primeira semana de fevereiro, o curso de ATLS (Suporte de Vida Avançado no Trauma ou Advanced Trauma Life Support) para um grupo de 16 alunos, entre médicos, residentes e acadêmicos do último ano do curso de Medicina. O ATLS é uma imersão de dois dias de treinamento no trauma avançado, criado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, que ensina o protocolo para atendimento sistemático ao paciente politraumatizado. O curso oferece certificação internacional com validade de quatro anos.

O cirurgião e instrutor do curso, professor Pedro Hage explica que o treinamento aborda temas como o trauma torácico, abdominal, cranioencefálico e o tratamento a pacientes queimados, por meio de discussões de casos clínicos, aulas práticas e atendimento de pacientes simulados. “O diferencial do ATLS é treinar e habilitar os médicos que trabalham nas urgências, para que atendam o paciente de forma rápida, uniforme e precisa, do mesmo modo, como é realizado em todos os lugares do mundo que adotam este protocolo, aumentando a chance de sobrevida do paciente, independente da gravidade do caso”, frisou.

Desde de 2020, o Cesupa tem investido, continuamente, na realização de treinamentos como o ATLS, ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) e BLS (Suporte Básico de Vida) com o objetivo de fomentar o conhecimento de forma integrada, por meio da experiência da realidade em ambiente simulado. “Os cursos promovem metodologia de ensino em ambientes simulados e seguros com realidade para seus alunos, visando a excelência na assistência à saúde da população”, enfatizou o coordenador de pós-graduação do Cesupa, professor Leonardo Costa.

Agenda - A expectativa é que a próxima edição do curso de ATLS aconteça no segundo semestre deste ano. Em março e maio, o Centro de Simulação Realística terá duas edições do curso de ACLS. Já em março, abril, maio e junho, é a vez de novas turmas para o curso de BLS. As inscrições estão disponíveis em https://www.cesupa.br/Extensao/cursos.asp, conforme a programação abaixo:

ACLS
Turma 1: 26 e 27/03
Turma 2: 28 e 29/05

BLS
Turma 1: 19/03
Turma 2: 30/04
Turma 3: 21/05
Turma 4: 11/06

PALS
Ainda neste semestre, o Cesupa capacitará oito docentes como instrutores do PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria), na perspectiva de ofertar cursos para a comunidade acadêmica interna e externa em 2022.

Texto: Gisele Nogami
21 de fevereiro de 2022