Notícias

Cesupa firma parceria com a Prefeitura de Belém para fortalecer o atendimento em saúde


24 de fevereiro de 2022


Representantes da Prefeitura de Belém e de várias IES na assinatura da parceria. Foto: Divulgação da Prefeitura de Belém

O Cesupa é uma das nove Instituições de Ensino Superior (IES) da capital que assinaram o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com a Prefeitura de Belém, em cerimônia realizada na última quarta-feira, dia 23. Com a parceria, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibiliza seus espaços, como hospitais e unidades básicas de atendimento, para a prática dos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, por meio do estágio curricular, fortalecendo o atendimento prestado à população.

A expectativa é de que essa ação conjunta consolide a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade. Além do fortalecimento da rede, o contrato visa o planejamento de atividades com o intuito de impactar positivamente os indicadores de saúde implementados pelo Ministério da Saúde. “Tanto a população, como a comunidade acadêmica e os profissionais dos serviços de saúde da Prefeitura, ganham com o Coapes. Os alunos têm a chance de atuar nos cenários de saúde da Sesma, de forma organizada e planejada, por um Plano de Integração que foi escrito para cada IES”, explicou  a coordenadora da Comissão de Residência Médica do Cesupa, professora Cybelle Pereira. 

Cada instituição de ensino ficará responsável por um distrito administrativo de Belém, em que os alunos realizarão as atividades práticas e, como contrapartida, as IES deverão ofertar cursos e materiais para os serviços de saúde municipais. Com a divisão, os docentes do Cesupa atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos distritos de Icoaraci e do Entroncamento. O Coapes conta, ainda, com um Comitê Gestor, representado por participantes de todas as IES, do Conselho Municipal de Saúde, da Sesma e dos discentes, que devem desenvolver outras ações para fortalecimento da rede de saúde, durante o período do convênio.

O evento de assinatura contou com a presença do vice-reitor do Cesupa, professor João Paulo Mendes Filho, além da participação do Prefeito Municipal de Belém, Edmilson Rodrigues, do Secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, reitores e diretores de várias Instituições de Ensino Superior.

Texto: Gisele Nogami
24 de fevereiro de 2022