Notícias

Cerimônia certifica 36 especialistas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional


25 de fevereiro de 2022


Concluintes do Programa de Atenção Básica/Saúde da Família, da Residência Multiprofissional, celebram a certificação. Foto: Caroline Oliveira

O auditório do campus Alcindo Cacela 2 recebeu a segunda Cerimônia Integrada de Conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, realizada na noite da última quarta-feira, dia 23. O evento marcou a certificação de 24 novos especialistas em Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria e Reumatologia, do Programa de Residência, e 12 especialistas em Atenção Básica/Saúde da Família e Neurologia, do Programas de Residência Multiprofissional.

A sessão solene contou com a presença do Vice-reitor do Cesupa e Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, professor João Paulo Mendes Filho; da coordenadora da Comissão de Residência Médica, professora Cybelle Pereira; do coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, professor Leonardo Costa; e, da coordenadora do curso de Medicina, professora Milena Caldato.

Egresso do curso de Medicina e, agora, especialista em Clínica Médica, o orador da Residência Médica, Antônio Costa Neto fez a leitura de um trecho da Bíblia e agradeceu aos familiares, às amizades fortalecidas durante a residência, aos professores e às instituições onde os residentes realizaram as atividades formativas. Já a especialista em Atenção Básica/Saúde da Família e representante dos concluintes da Residência Multiprofissional, Luana Pereira relembrou os momentos de incerteza causados pela covid-19, enquanto estavam em prática nas instituições de saúde, e homenageou todos os que tiveram a vida ceifada pela pandemia.

Reconhecimento - Durante a cerimônia, os preceptores que contribuíram para a formação dos especialistas, na rotina de atendimentos, e os supervisores, responsáveis pela organização e gestão dos Programas de Residência, foram homenageados e receberam um certificado, entregue pelo Vice-Reitor do Cesupa. Logo depois, foi a vez dos residentes, de receberem os certificados, que os consagram especialistas nas áreas escolhidas.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Milena Caldato, reforçou a importância dos Programas de Residência para a instituição. “Os Programas vêm coroar um trabalho que é feito com muito carinho. Quando uma instituição conta com uma residência, o corpo docente se sente mais comprometido, mais exigido e, dessa forma, a própria graduação, começa a se sentir motivada a buscar a residência naquela instituição, reforçando um ciclo virtuoso, onde todos crescem e prestam um atendimento de qualidade”, disse. 

A coordenadora da Comissão de Residência Médica, professora Cybelle Pereira, destacou o compromisso do Cesupa para dar continuidade às ações desenvolvidas pelos Programas de Residência, mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia. “Faço parte da Comissão Estadual de Residência Médica e, nesse período de pandemia, recebemos muitas denúncias de programas de residência que não estavam conseguindo cumprir o seu projeto pedagógico. Mas, o Cesupa fez o possível para cumprir seu compromisso em todos os projetos pedagógicos e, ao mesmo tempo, todos vocês puderam estar na linha de frente, em uma unidade de saúde, hospital ou porta de pronto atendimento e, no próprio Cemec, principalmente, prestando atendimento aos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, que estavam negligenciados”, destacou.

Agradecimento - O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, professor Leonardo Costa, em sua fala, exaltou o trabalho em conjunto realizado com várias instituições de saúde, preceptores e supervisores, essencial para a formação dos especialistas. “Agradecemos à Secretaria Municipal de Saúde, que acolhe o nosso Programa de Atenção Básica, o Hospital Ophir Loyola, que recebe o Programa de Neurologia, a Santa Casa e o Hospital Metropolitano. Sem esquecer os nossos supervisores, tanto os que estão no serviço há mais tempo e aos que estão chegando, com gana de conhecimento. E aos preceptores que, sem eles, é inviável que os programas aconteçam”, pontuou.

O Vice-reitor do Cesupa e Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, professor João Paulo Mendes Filho, felicitou os residentes pela conclusão dos programas. “Vocês passaram os dois anos de residência, já na realidade da pandemia, e concluem os programas com uma estrela no peito, pelos desafios enfrentados de toda ordem. Nós, do Cesupa, nos satisfazemos em contribuir com um ambiente institucional universal, que conta com graduados das Universidades Estadual e Federal e de outras instituições públicas de fora do Estado, que se unem a alunos de instituições particulares, enriquecendo e oferecendo uma integração saudável. O nosso compromisso é avançar, ainda mais, com mais investimentos e, em breve, ampliar a oferta de novos programas, com a finalidade de fortalecer o ambiente acadêmico, na área de saúde”, concluiu.

Texto: Gisele Nogami
25 de fevereiro de 2022