Notícias

Clínica Odontológica inaugura cinco novos atendimentos especializados


28 de março de 2022


O espaço é único centro especializado no atendimento do trauma no Estado. Foto: Arquivo Cesupa.

Às vésperas de celebrar os 25 anos de instalação do curso, que acontece em 2023, a Clínica Odontológica do Cesupa iniciou o semestre letivo com cinco novos serviços especializados prestados à comunidade, que são Clínica em Semiologia (biópsias para detecção do câncer bucal, tratamento de lesões benignas e de disfunção temporomandibular), Clínica de Atendimento ao Paciente Renal Crônico, Clínica de Atendimento ao Paciente Oncológico, Clínica da Linguinha e Clínica de Trauma Dental.

Embora os atendimentos aos usuários desses serviços já acontecessem nas disciplinas de Diagnóstico Integrado, Clínicas Integradas e Unidade Odontológica Infantil (UOI), a coordenação do curso de Odontologia constatou, em 2021, o crescimento do número de consultas para essas especialidades, motivadas pela baixa oferta do serviço na rede pública de saúde e o elevado custo do tratamento em clínicas particulares. Um exemplo são os tratamentos de disfunções relacionadas à inserção do frênulo lingual para crianças com idade até dois anos, que chegavam a ter até três pacientes agendados por semana.

“Antes, os atendimentos aconteciam de forma pontual, sob a supervisão do professor. Percebemos que esses usuários mereciam ser atendidos com um protocolo bem definido, não só pensando no bem-estar do paciente, mas, também, no aprendizado do nosso aluno. Agora, com os serviços especializados, teremos a oportunidade de aumentar a prática do conteúdo teórico, com a chance de que todos os alunos estejam preparados para prestar esse tipo de atendimento diferenciado”, pontuou a coordenadora adjunta do curso de Odontologia, professora Paula Acatauassu Carneiro.

A implementação desses novos serviços dá continuidade a um atendimento pioneiro, de assistência a pacientes com doenças crônicas, que teve início graças ao olhar cuidadoso do Eterno Reitor do Cesupa, professor João Paulo do Valle Mendes. “O professor João Paulo tinha um carinho enorme pelos pacientes renais crônicos e oncológicos que, em função dos tratamentos a que são submetidos, acabam tendo consequências como problemas gengivais, boca seca e maior incidência de cáries. Dando seguimento ao legado do nosso Eterno Reitor, os novos serviços oferecem um atendimento ainda mais diferenciado para esses pacientes e contribuem para a formação ética e responsável do aluno Cesupa”, completou o coordenador do curso, professor Silvio Menezes.

Prática e pesquisa - Além dos alunos nos últimos semestres da graduação em Odontologia, os casos clínicos também são atendidos por estudantes da pós-graduação. A discente Larissa Sodré, do 7º período, atualmente integra o serviço de Semiologia e avalia que estes estudos propiciam um contato mais próximo com os atendimentos que encontrará quando tornar-se cirurgiã-dentista. “É a oportunidade de colocar em prática tudo o que nós já vimos, sem contar que temos a ajuda não só dos professores, mas de alunos de semestres mais avançados”, reforçou.

Considerado um dos maiores problemas de saúde bucal e que pode levar à perda do dente, o Trauma Dental tem destaque entre os novos serviços da Clínica Odontológica, sendo o único centro especializado no atendimento do trauma no Estado. A preparação dos alunos, inclusive antes da instalação dos serviços especializados, inclui não somente o atendimento de pacientes, mas a discussão de artigos científicos e relato de casos e a documentação fotográfica para futuras publicações de casos clínicos. “A ideia é aproximar a academia ao serviço de saúde pública e ofertar tratamento qualificado e diferenciado à população", explicou a coordenadora da Clínica de Trauma Dental, professora Patrícia Rodrigues.

Em um futuro próximo, os dados coletados em todos os serviços especializados também ajudarão a fortalecer os cursos de pós-graduação da área, caso do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica. “A nossa expectativa é conseguir obter amostras de perfil dos pacientes com determinadas características, que irão gerar estatística e contribuir com pesquisas”, apontou a coordenadora adjunta.

Agendamentos - Os atendimentos desses serviços são realizados gratuitamente e os pacientes podem ser encaminhados por outras clínicas, por serviços médicos e, em alguns casos, por demanda espontânea. A marcação de consultas acontece de segunda a sexta-feira, por meio dos telefones (91) 3205-9397 / 9521 ou presencialmente, na recepção da Clínica (Tv. Nove de Janeiro, 927).

Confira abaixo, mais informações sobre os agendamentos.

1. Clínica de Semiologia
Realização de biópsias para detecção do câncer bucal, tratamento de lesões benignas dos maxilares e de disfunção temporomandibular.
Atendimento: Sexta-feira, das 08h às 11h20.
Agendamento: Pode ser feito presencialmente ou por telefone, apresentando encaminhamento odontológico em receituário destinado ao espaço. Também atende por demanda espontânea.

2. Clínica de Trauma Dental
Atendimento inicial e acompanhamento ao paciente que sofreu traumatismo dental.
Atendimento: Quarta-feira, das 14h às 17h20.
Agendamento: Deve ser realizado por telefone, apresentando encaminhamento do cirurgião-dentista através de receituário disponibilizado pela Unidade de Saúde. Também atende por demanda espontânea.

3. Clínica de Atendimento ao Paciente Renal Crônico
Atendimento a pacientes com doença renal crônica (DRC), especialmente aqueles com necessidade de terapia renal substitutiva (TRS).
Atendimento: Segunda-feira, das 14h às 17h20.
Agendamento: Deve ser realizado presencialmente ou por telefone. Será necessário apresentar encaminhamento médico relatando o estado atual da DRC.

4. Clínica de Atendimento ao Paciente Oncológico
Atendimento a pacientes submetidos a quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço para tratamentos odontológicos preventivos e curativos.
Atendimento: Terça-feira, das 08h às 11h20.
Agendamento:  Deve ser realizado presencialmente, apresentando guia de referência e contrarreferência ou encaminhamento em receituário com direcionamento para o espaço, aos cuidados do Prof. Douglas Guimarães.

5. Clínica da Linguinha
Realização do teste da linguinha para diagnóstico e tratamento de disfunções relacionadas à inserção do frênulo lingual de bebês de 0 a 2 anos.
Atendimento: Sexta-feira, das 14h às 17h20.
Agendamento: Deve ser realizado presencialmente ou por telefone, apresentando encaminhamento odontológico, médico ou fonoaudiológico em receituário destinado ao espaço. Também atende por demanda espontânea.

Texto: Gisele Nogami
28 de março de 2022