Notícias

Cesupa entrega novo prédio do CEMEC


1 de abril de 2022


Prédio tem 83 consultórios que deverão ampliar a capacidade de atendimento em até 50%. Foto: Chico de Moraes

Como parte das ações comemorativas dos 15 anos do curso de Medicina, o Cesupa entrega, na segunda-feira (04/04), as novas instalações do seu Centro de Especialidades Médicas (CEMEC), localizado na avenida Governador José Malcher, nº 1242. A área dispunha de um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), que foi totalmente revitalizado e, em breve, deverá tornar-se um centro cultural, recebendo lançamentos de livros e exposições de arte. Atrás da antiga construção foi erguido um moderno prédio com cinco pavimentos e mais de 80 consultórios que deverão ampliar em até 50% a capacidade de atendimento do CEMEC.

O Centro, que é um espaço de extensão universitária e realiza consultas médicas aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), agora ocupará um espaço com sete mil metros quadrados construídos. O novo edifício unificará todos os atendimentos -  que antes eram realizados no campus Nazaré e na unidade da travessa Pires Franco, do campus Almirante Barroso - para oferecer mais conforto aos usuários do serviço e aos alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde, que exercem atividades no CEMEC.

“Com o novo prédio, deveremos chegar a 3.500 atendimentos/mês à comunidade e agregar melhorias ao usuário, como maior conforto, comodidade e mais resolutividade em menor tempo, com a integração de todas as especialidades. Os benefícios se estendem aos alunos, que terão a ampliação de serviços de apoio diagnósticos e terapêuticos, com estrutura própria ou parcerias nas áreas de laboratório e imagem, proporcionando maior eficiência no acompanhamento dos pacientes”, explicou o Vice-Reitor do Cesupa e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Cesupa, João Paulo Mendes Filho. 

Estrutura - O térreo e os dois primeiros pavimentos contam com um estacionamento, que tem capacidade para 100 veículos e sistema automatizado de gestão e ocupação de vagas, semelhante ao adotado em shoppings e supermercados. Neste pavimento existe ainda, uma Unidade Dispensadora de Componentes Especializados, para a entrega de medicamentos de alto custo, em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA); salas de estar para colaboradores, residentes e internos; duas salas de conferência e um consultório para atender pacientes que chegam ao espaço, em situações excepcionais, transportados por ambulâncias. Na área de triagem, também situada no andar térreo, os usuários receberão pulseiras de identificação em três diferentes cores, para facilitar o direcionamento para os andares de atendimento. 

O prédio dispõe de 83 consultórios, divididos entre o 3º, 4º e 5º pavimentos, o que significa um acréscimo de aproximadamente 40%, em comparação às duas antigas unidades, que juntas, contabilizavam 60 consultórios. Mais um ganho é ampliação do espaço para cirurgia ambulatorial, que passa de duas para três amplas salas, em que ocorrerão pequenos procedimentos cirúrgicos, sem que haja a necessidade de internação do paciente. O edifício reúne mais nove salas de discussão clínica, salas de estar médico e de professores, sala de patologia, sala de infusão e consultórios para a realização de exames de ultrassonografia. 

Sustentabilidade - Outro diferencial é que toda a energia elétrica que será consumida no novo CEMEC é oriunda de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre de energia, e todas as lâmpadas são de LED, com baixo consumo de energia. Os equipamentos de ar condicionado instalados buscam a economia de eletricidade e utilizam o gás R410A, que é uma mistura de gases à base de hidrofluorcarbono, que não degrada a camada de ozônio.

Futuro - Com a mudança para as novas instalações, o prédio da travessa Pires Franco (Almirante Barroso), passará por reformas para receber, no próximo semestre, o Centro de Simulação Realística e o Laboratório de Habilidades. As alterações deverão atender os cursos de graduação em saúde, especialmente na área das Habilidades Clínicas, além da pós-graduação e capacitações externas ofertadas pela instituição. Igualmente, será instalado no campus Almirante Barroso, a Unidade de Pesquisa Clínica para o desenvolvimento de projetos próprios e em parceria com o Instituto Evandro Chagas.

Serviço - Os atendimentos no CEMEC continuarão a seguir o mesmo fluxo de encaminhamento feito pela central de marcação de consultas da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), que recebe as solicitações das unidades de saúde e agenda os atendimentos com diversas instituições parceiras, dentre as quais o CEMEC. Os detalhes sobre o encaminhamento estão disponíveis aqui.

Para mais informações sobre marcação de consultas e retorno: 3205-9376 (3º andar) | 3205-9379 (4º andar) | 3205-9380 (5º andar).

Texto: Gisele Nogami
01 de abril de 2022