Notícias

Cesupa, Facens e Newton Paiva abrem as inscrições para o hackathon Florestas Inteligentes


4 de abril de 2022


Projeto das três IES visa criar soluções sustentáveis para os desafios das comunidades ribeirinhas

O Cesupa e os centros universitários Facens (Sorocaba) e Newton Paiva (Belo Horizonte) apresentaram ontem (31/03), em live transmitida simultaneamente nos canais das três instituições no Youtube, o Hackathon Florestas Inteligentes. O projeto tem como objetivo criar soluções sustentáveis para oportunidades e desafios das comunidades ribeirinhas e suas interações com a floresta. A transmissão marcou também, a abertura das inscrições que seguem até o dia 15/04.

Para participar, os estudantes dos três centros podem estar matriculados em qualquer curso de graduação, independente do semestre ou da área. Dentre os inscritos, serão selecionados 60 alunos das três instituições que participarão de uma série de atividades, como seminários, masterclass, workshops e sessões de mentoria, antes do hackathon, propriamente dito, que acontecerá nos dias 21 e 22/05. Dentre as principais oportunidades e desafios para os quais os participantes poderão apresentar soluções estão: energia elétrica, comunicação, logística, fonte de renda sustentável, saneamento básico e segurança alimentar. 

Segundo o coordenador do International Office do Cesupa, professor Caio Fanha, o projeto desenvolvido pelas três instituições tem como foco desenvolver, não apenas profissionais preparados para o mercado, mas, com competências para que se tornem cidadãos mais críticos e que consigam fazer o impacto de transformação para a sociedade. “O objetivo é apresentar esse mindset voltado para o desenvolvimento sustentável da floresta e que possamos trabalhar o conceito de uma relação de longo prazo com a floresta, em que possamos utilizar os elementos que ela oferece, desenvolvendo a sua parte social e ambiental”, pontuou. 

As três equipes que obtiverem melhores resultados no Hackathon, receberão um capital semente no valor de R$ 3 mil, e terão a oportunidade de visitar a Facens para prototiparem suas soluções e de virem a Belém, para implementarem e acompanharem seus projetos juntos a comunidades ribeirinhas. No dia 04/10, serão apresentados os resultados finais da implantação e a equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 5 mil. O Florestas Inteligentes conta com o apoio da Alcoa e da Reservas Votorantim.

Texto: Gisele Nogami
04 de abril de 2022