Notícias

Calouros de Administração exercitam a criatividade na 7ª Feira de Empreendedorismo Universitário


12 de abril de 2022


Na FEU, os alunos colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula. Foto: Caroline Oliveira

Vivenciar todas as etapas do processo de criação de um negócio até colocá-lo em pleno funcionamento. Foi esse o desafio lançado aos calouros do curso de Administração, na primeira semana de aula do semestre letivo, em fevereiro. Dois meses depois, na manhã desta segunda-feira (11/04), o resultado foi apresentado durante a 7ª Feira de Empreendedorismo Universitário (FEU), sob a forma de pequenas empresas que comercializaram produtos diversos, como donuts, waffles, drinks sem álcool e serviços, como acesso a partidas de jogos, em vídeo games.

Criada em 2016, a FEU é uma oportunidade de colocar em prática, as teorias aprendidas em sala de aula, caso dos custos e da precificação, estratégias de venda e conceitos relacionados ao marketing. A ideia é que os 45 novos estudantes estruturem e planejem o seu negócio e, necessariamente, produzam um produto ou serviço para ser comercializado ao público interno do Cesupa.

“Dessa forma, eles aprendem um pouco sobre a organização da equipe, competências relacionadas aos custos, oratória e persuasão, além de exercer a criatividade e inovar no produto ou serviço, para chamar atenção do público. Então, de maneira geral, a FEU é uma experiência muito boa, porque o aluno consegue visualizar que, mesmo no primeiro semestre, ele é capaz de colocar em prática várias estratégias e teorias e, também é muito importante para promover a integração da turma, que acabou de ingressar na instituição”, avaliou a coordenadora do curso de Administração, professora Tatiana Araújo.

Estudante do curso de Administração e integrante da Coliga (liga de eSportes formada por acadêmicos do Cesupa), Geogette Couto resolveu empreender com jogos virtuais. Aliado ao serviço, o micro negócio “Cesupa Play”, ainda oferece a venda de batatas fritas mais saudáveis, feitas em fritadeiras elétricas e sem o uso de óleo. “Nós queremos vender a experiência de jogar dentro da sua faculdade, de se divertir com seus amigos, na hora do intervalo, por um preço acessível. E, realmente, está dando muito certo”, comemorou.

Experimental - Esta é a primeira etapa da FEU, em que os grupos de alunos testaram as estratégias de seus micronegócios. A partir dos resultados obtidos na Feira e do feedback dos consumidores, os grupos produzirão um relatório de dados para avaliarem seus planejamentos e analisarem quais soluções devem permanecer e quais serão revistas. “Com o relatório, eles devem identificar quanto venderam, qual foi o lucro, o prejuízo, quais os investimentos e, a partir disso, podem mudar as estratégias sobre produto, preço, praça e promoção”, explicou a coordenadora. 

Até a próxima etapa da FEU, a estudante Luma Vinagre, do empreendimento Dom Donuts, pretende rever e adotar novas estratégias para o seu negócio, com a impressão de tíquetes para o controle de pedidos e a quantidade da produção. “É uma experiência muito diferente quando a gente tem a ideia e depois, ao colocar em prática. Por exemplo, mesmo que a gente ache que fez todo o planejamento, faltaram pratos, e vai acabar sobrando muita massa”, ponderou. A segunda rodada da Feira acontece no dia 19/05, das 8h às 14h, na Sala de Metodologias Ativas do campus Alcindo Cacela I.

Texto: Gisele Nogami
12 de abril de 2022