Notícias

Mestrado em Direito promove lançamento de livro sobre os impactos jurídicos da pandemia


25 de abril de 2022


José Cláudio de Brito Filho, Juliana Eiró, Raissa Aguilera, Sérgio Mendes e Jean Carlos Dias, na noite de autógrafos do livro. Foto: Caroline Oliveira

A pandemia do covid-19, no decorrer dos últimos dois anos, tem impactado todos os setores da sociedade, não apenas na área da saúde, mas também, no âmbito judicial, com questões como paralisações de atividades, distanciamento social e novas formas de trabalho. É essa série de desafios, que motivou a produção do livro “O Pensamento Jurídico Contemporâneo sob Pressão: Estudos sobre Impactos Jurídicos da Pandemia”, lançado na última quarta-feira (19/04), no auditório do campus Alcindo Cacela II. Para adquirir a obra, visite o site da editora Sete Autores.

A publicação reúne nove trabalhos de pesquisa, produzidos por 16 autores, entre docentes e discentes do Mestrado em Direito do Cesupa. Organizado pelas mestrandas Juliana Eiró e Raissa Aguilera, sob a coordenação do professor Jean Carlos Dias, os textos que integram o livro são resultado dos debates da disciplina “Pensamento Jurídico Contemporâneo” e do grupo de pesquisa em Análise Econômica do Direito, vinculado ao PPGD-Cesupa. 

“Nos últimos dois anos, vimos muitas questões de pandemia que se tornaram questões judiciais, por exemplo, as vacinas e o lockdown, que pressionaram a nossa concepção a respeito do posicionamento dos tribunais. Na prática, tivemos uma extensão das atividades judiciais, em função desse contexto, e, é exatamente esse o eixo do livro. Além disso, a publicação garante uma visão orgânica do funcionamento do programa do Mestrado, com várias dimensões, desde a pesquisa até a sua divulgação, e o cumprimento do nosso compromisso social em apresentar e difundir o conhecimento”, disse o coordenador da obra, professor Jean Carlos Dias.

Uma das pesquisas que compõem o livro é de autoria do professor José Cláudio de Brito Filho, produzida durante o pós-doutorado no UniCEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília - DF), e faz uma análise sobre a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, durante o período da pandemia. “Para o Direito é importante refletir sobre tudo que aconteceu positivamente e negativamente. Para nós, do Cesupa, o livro foi importante para manter a continuidade das atividades. Então, a publicação do livro não é apenas uma conquista do programa de Mestrado, mas da própria instituição”, avaliou.

O reitor do Cesupa, professor Sérgio Mendes, que esteve presente na noite de autógrafos, elogiou a determinação e o comprometimento dos autores com a produção científica. “Nesses 32 anos de educação superior, o nosso propósito tem sido o de construir um bom ambiente, para que nele se desenvolvam boas experiências. Com efeito, essa obra representa uma boa experiência vivenciada no Mestrado, construída com muito trabalho, dedicação e foco. E muito nos orgulha constatar que o Direito Cesupa tem se constituído em um ambiente propício para produção e a difusão do conhecimento. Essa é parte relevante do nosso mister e é isso que a sociedade também espera de nós”, concluiu.

Texto: Gisele Nogami
25 de abril de 2022