Notícias

Academia de Medicina do Pará lança prêmio em homenagem ao Eterno Reitor João Paulo do Valle Mendes


28 de abril de 2022


A Academia de Medicina do Pará (AMP) lançou na última quarta-feira (27), o edital da primeira edição do Prêmio João Paulo do Valle Mendes, que tem como objetivo incentivar a qualidade da pesquisa científica na graduação e reconhecer o autor (ou os autores) do melhor trabalho de conclusão de curso em Medicina, no estado do Pará. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de junho e estão disponíveis para estudantes de Medicina ou médicos graduados nos últimos 12 meses.

O Prêmio é uma reverência à memória e ao legado do médico e fundador do Cesupa, professor João Paulo do Valle Mendes que, desde os tempos da graduação, já demonstrava enorme apreço pela educação, tendo sido um dos responsáveis pela publicação da Revista do Acadêmico de Medicina. Em toda a sua trajetória e mesmo após a sua partida, em novembro de 2018, o seu amor pelo educar, sua crença na juventude e a sua coragem para fazer o novo continuam a ser uma inspiração para todos aqueles que se dedicam ao ensino.

Sobre a homenagem, o professor João Paulo Mendes Filho, Vice-Reitor do Cesupa e Vice-Presidente da Academia de Medicina do Pará, comenta, emocionado: “ Nosso inspirador viveu a educação em sentido extremamente amplo, nela depositando, inclusive, inarredável caminho para a libertação. Quando se fala em libertar, pensamos nos jovens e, exatamente a eles, dedicava tempo com atenção especial e motivação desmedida, muitas vezes em rodas de conversa com estudantes, ávidos e interessados interlocutores. A iniciativa da Academia de Medicina comporta, a meu ver, duplo significado, ao homenagear o professor João Paulo, primeiramente conferindo-lhe o nome ao Prêmio, como também destiná-lo a jovens sonhadores(as) da área médica. Desejo, particularmente, que os agraciados possam experimentar emoção semelhante à dele, de quase setenta anos atrás, quando foi distinguido com o Prêmio Raul Leite, como melhor aluno da turma de medicina concluinte de 1954, da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará. Os mais próximos sabem que de todos os títulos, prêmios, medalhas e honrarias que recebeu, esse foi um dos mais caros e significativos”.

As inscrições são gratuitas e a divulgação do resultado acontecerá até trinta dias após o período de avaliação dos trabalhos submetidos. A premiação consiste em medalha ou placa, certificado e incentivo financeiro. Informações adicionais deverão ser solicitadas para o e-mail academiademedicina.pa@gmail.com ou pelo telefone (91) 4009-9108.

Texto: Gisele Nogami
28 de abril de 2022