Notícias

Alunos de Odontologia participam de programação dedicada ao empreendedorismo 


16 de maio de 2022


Atividades contaram com a participação de palestrantes locais, nacionais e sorteio de livros sobre o tema. Foto: Caroline Oliveira

Há alguns anos, o caminho natural para todo recém formado em Odontologia seria abrir a seu próprio consultório ou atuar em uma empresa familiar, como uma clínica odontológica, por exemplo. Com o crescimento da presença dos profissionais de todas as áreas nas redes sociais e, especialmente, com os tratamentos odontológicos cada vez mais aliados à tecnologia, a Odontologia desponta como uma área promissora para quem pretende inovar e empreender. 

Para ampliar os horizontes e estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre os acadêmicos de Odontologia, o Cesupa reuniu profissionais de sucesso no mercado local, egressos e professores, em uma extensa programação ocorrida na última quarta-feira (11/05), que teve um viés solidário e arrecadou potes de vidro com tampa, para doação de leite materno, e pacotes de absorvente. Todos os itens arrecadados na inscrição serão doados para a Santa Casa de Misericórdia e para pessoas em situação de vulnerabilidade, respectivamente.

A ideia do “Diálogos empreendedores da Odontologia” surgiu a partir da disciplina “Gestão e inovação em saúde”, ministrada aos alunos do 7º período, pela professora Daniela Gaspar. “O empreendedorismo ainda não faz parte da rotina deles e tentamos estimulá-los a desenvolver essa habilidade, já que esse é um caminho que, provavelmente, eles seguirão quando se formarem. Mais do que isso, um dos principais aspectos do evento é provar que eles podem, que esse caminho não é apenas para o administrador ou para o engenheiro. Esse é apenas o start, uma semente que plantamos para que eles busquem mais conhecimentos, competências e comportamentos empreendedores”, reforçou a professora.

O evento que, inicialmente, seria voltado para os estudantes da disciplina, tornou-se um evento para acadêmicos de todos os semestres, tamanha é a relevância do tema empreendedor na instituição. “O movimento empreendedor circula por todos os cursos de graduação do Cesupa e, por vezes, temos a falsa percepção que os cursos da saúde só se interessam pelo assunto, quando se deparam com o mercado de trabalho. O objetivo é estimulá-los não apenas a pensar em abrir um consultório, mas gerir a empresa e as pessoas que farão parte dela, e fazer com que a Odontologia proporcione ganhos e experiências além daquelas horas sentados na cadeira do dentista”, reforçou a coordenadora adjunta do curso, professora Paula Acatauassú.

Programação - A primeira mesa, sob o tema “Start empreendedor: caminhos para o primeiro paciente”, contou com a participação da especialista em Endodontia Kawanne Medeiros, que abordou a transformação digital na Odontologia; da cirurgiã-dentista Giane Bestene, que falou sobre a gestão profissional no início da carreira; e do especialista em Ortodontia Lauro Alves, que tratou do relacionamento com os clientes nas redes sociais. 

Para Kawanne, que é egressa do Cesupa, formada em 2016, atividades como essas, a graduação, devem ser valorizadas pelos estudantes. “Quando eu ainda era aluna, o tema do empreendedorismo ainda não era tão presente. E quando concluímos a graduação, ninguém pega na nossa mão e apresenta para a vida real. Por isso, iniciativas como essas, na graduação, devem ser valorizadas pelos estudantes”, avaliou.

A programação contou ainda com a palestra “Precificação de tratamentos odontológicos” , cuja temática é de grande interesse, principalmente, por parte dos alunos concluintes. Ela foi ministrada pela professora do curso de Odontologia do Cesupa, Patrícia Rodrigues, que além de atuar como cirurgiã-dentista, é proprietária de uma empresa de coworking odontológico. O evento finalizou com a fala do palestrante nacional, professor José Garófalo. O clínico e ex-docente da Universidade de São Paulo compartilhou a experiência na fundação de seu próprio instituto de ensino de pós-graduação e enfatizou o tema “Otimização e versatilidade clínica da era digital”. Os acadêmicos também participaram de sorteios de livros com temáticas voltadas à gestão e ao empreendedorismo, além do sorteio de um curso sobre gestão em odontologia.

Texto: Gisele Nogami
16 de maio de 2022