Notícias

Cesupa sedia palestras de relevância nacional para área jurídica


16 de maio de 2022


Alexandre Cordeiro, presidente do Cade, participou do evento promovido pelo Grupos de Pesquisa em Consumo e Cidadania. Foto: Caroline Oliveira

O auditório do campus Alcindo Cacela II sediou, na última quinta-feira, dia 12, dois importantes eventos da esfera jurídica. O primeiro deles foi a palestra “Desafios Regulatórios em Mercados Digitais e seus Impactos nas Relações de Consumo” e, no período da noite, foi a vez da palestra “Controle Jurisdicional da Atividade Regulatória”, que marcou a abertura do 10º Encontro Anual da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (ANNEP).

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Consumo e Cidadania da Universidade Federal do Pará e pelo Grupo de Pesquisa em Consumo e Globalização Econômica do Cesupa, o evento sobre os mercados digitais contou com a participação do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro. “Para nós, é motivo de grande orgulho, depois de sete anos de existência do nosso grupo de pesquisa, organizar um evento dessa magnitude, compartilhando conhecimento e experiências”, disse o professor Felipe Guimarães, do Grupo de Pesquisa em Consumo e Globalização Econômica do Cesupa, durante a abertura do evento.

ANNEP - Em 2011, quando o curso de Direito do Cesupa ainda ocupava o prédio do campus Alcindo Cacela I, a ANNEP dava, naquelas instalações, seu primeiro passo para se firmar como associação representativa dos professores de Processo Civil no Brasil. Por esse motivo, o Cesupa foi escolhido para sediar o evento que marcou o aniversário de 10 anos de fundação da associação.

A programação da ANNEP contou com a palestra de abertura “Controle Jurisdicional da Atividade Regulatória”, proferida pelo professor e Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Alexandre Freitas Câmara, membro honorário da Associação. As atividades científicas do Encontro foram abertas à comunidade acadêmica do Cesupa. “O objetivo é incentivar os próprios alunos e alunas de Direito a não se sentirem isolados, dentro de um Brasil complexo, com muitas diversidades. O Norte e o Nordeste não são ilhas. Estamos falando de Brasil e a profusão do conhecimento é a mesma”, pontuou o Presidente da Associação, Antônio Adonias Bastos, e a Vice-presidente, Gisele Góes.

O Cesupa conta com sete professores membros da ANNEP, entre eles, o coordenador do curso de Direito, professor Arthur Laércio Homci. “É uma enorme satisfação receber o evento da ANNEP e colaborar com o desenvolvimento da associação que, acima de tudo, é um espaço colaborativo, de troca de ideias coletivas sobre o pensamento do Direito Processual, mas, acima de tudo, é um espaço para estabelecermos relações que dão mais visibilidade para produção acadêmica das regiões Norte e Nordeste, dentro do cenário nacional”, elogiou.

Texto: Gisele Nogami
16 de maio de 2022