Notícias

Atlética do curso de Medicina comemora 10 anos


18 de maio de 2022


No ano em que o curso de Medicina do Cesupa celebra seus 15 anos de instalação, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina Gaspar Vianna festeja uma década de atuação ininterrupta junto aos discentes. Para comemorar a data oficial, transcorrida no dia 10 de maio, a diretoria da Atlética promoveu uma apresentação especial da bateria, no campus João Paulo do Valle Mendes (Almirante Barroso). A programação de aniversário teve direito a “Parabéns a você” e um bolo temático, decorado com o crocodilo - mascote da associação -, nas tradicionais cores azul, amarelo e branco da associação.

Conhecida como Imortal, entre os alunos, a Atlética foi fundada em 2012, mas teve suas atividades suspensas por um breve momento. “Com aproximadamente um ano de paralisação, a Atlética ressurgiu no segundo semestre de 2014, retomando suas atividades com força total, nunca mais tendo parado. Por esse renascimento, hoje, a Atlética tem o nome de Imortal. É muito gratificante acompanhar tudo que a Atlética vem construindo e é uma honra fazer parte dessa trajetória”, frisou a atual presidente da associação, Victória Couceiro, do 7º semestre do curso de Medicina. 

Na época da criação da Imortal, a primeira turma de Medicina da instituição ainda não tinha sido graduada e a Atlética surgiu com o intuito de unir alunos de diferentes semestres e assumiu um importante papel, o de reforçar as relações entre estudantes, a coordenação do curso e a própria instituição, conforme relembra Mateus Malta, egresso do Cesupa, que ocupou o cargo de presidente, quando da data de retomada das ações.

“A rotina da faculdade de Medicina é intensa e as turmas praticamente não se encontram. Então, o primeiro objetivo da Atlética era integrar os alunos. O segundo era promover o sentimento de pertencimento à instituição e melhorar a comunicação entre acadêmicos e a coordenação. O terceiro era incentivar a prática desportiva entre estudantes, como premissa para a melhora da qualidade de vida deles. E até hoje, isso é unânime. Todos os que integram a Atlética e participam dos treinos se sentem parte de um grupo, e isso é fortalecedor, para encarar o curso e aumentar a sua rede de contatos”, pontuou.

Para a coordenadora do curso de Medicina, professora Milena Caldato, a Atlética atua como um elo entre todas as esferas do curso e como um espaço para que os estudantes se sintam acolhidos. “Temos a visão que a Atlética veio para somar e nos ajudou a entender que o aluno de Medicina é, muitas vezes, muito cobrado. Diante dessa compreensão e do sentimento que a Imortal é um ambiente agregador, conseguimos aproximar a relação entre acadêmicos e a instituição, tentando facilitar o acesso deles a momentos de descontração, de prática de esportes e de lazer”, disse.

Conquistas - Atualmente, a Imortal conta com 30 diretores e aproximadamente 300 associados, além da participação ativa de egressos nos eventos e torneios, que renderam importantes títulos nas competições esportivas entre as associações de outros cursos de Medicina, dentro e fora do Estado. A Atlética foi campeã da 2ª divisão do Intermed Norte, nos anos de 2016 e 2017, esse último, garantindo que subissem para a 1ª divisão, onde permanecem até hoje. Em abril de 2022, a Imortal conquistou o 5º lugar geral, no torneio entre as Atléticas de Medicina, realizado em Araguaína (TO). No quesito animação, a Bateria da Imortal também tem tido destaque. No Intermed Pará de 2019, recebeu o 2º lugar geral e ocupou o 3º lugar geral, na edição de 2020. 

Como parte da comemoração do aniversário de 10 anos, a Imortal realizará a IX Copa Crocomed de futebol society masculino e feminino, no próximo dia 29/05.

Texto: Gisele Nogami
18 de maio de 2022