Notícias

Curso de Odontologia realizou evento científico sobre Saúde Bucal Coletiva


20 de maio de 2022


Estudantes do 1º e 3º semestres apresentaram seus banners para professores e alunos do Mestrado. Foto: Caroline Oliveira

O curso de Odontologia do Cesupa realizou ontem (19/05), a IV Mostra de Saúde Bucal Coletiva, evento científico que apresentou a culminância de atividades integradas do eixo de Saúde Coletiva, produzidas por estudantes do 1º e 3º semestres da graduação e, também, da pós-graduação. A ação reuniu mais de 80 participantes no campus José Malcher, com o intuito de promover a iniciação e a produção científica dos alunos no universo da pesquisa e da socialização do conhecimento.

Os trabalhos apresentados na Mostra provocaram os acadêmicos a se aprofundarem em diferentes áreas da Odontologia, como a saúde bucal em populações tradicionais, dentre elas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; o câncer bucal e seu contexto epidemiológico no Pará foi outro tema abordado; assim como, as estratégias de prevenção de cárie na primeira infância; a relação entre doenças sistêmicas e condições patológicas orais; entre outros temas.

Estudante do 3º semestre, Bruno Meirelli, apresentou o trabalho intitulado “Saúde bucal e indígenas”, elaborado a partir da revisão de artigos e outras publicações sobre o tema, que retratam a dificuldade de acesso aos tratamentos odontológicos, dentro de comunidades indígenas. “A pesquisa foi um choque cultural com a nossa realidade. A gente costuma ver a Odontologia restrita a um consultório e esse trabalho me mostrou que não é bem assim. O dentista pode atuar em vários lugares, com pacientes de culturas diferentes e isso é um aprendizado muito significativo, como profissional de saúde e como ser humano”, disse.

Habilidades - Desde a escolha dos temas até a culminância no evento, os professores das disciplinas do eixo Saúde Coletiva trabalham competências técnicas com os estudantes, que são necessárias ao profissional da Odontologia, como explica um dos coordenadores da Mostra, professor Aluísio Celestino. “A Mostra se propõe a colaborar em duas dimensões. A primeira é do conhecimento técnico que são as atividades de pesquisa, de busca do conhecimento e da interpretação desses dados. A outra dimensão é socioemocional, com o desenvolvimento de habilidades, em especial, aquelas que dizem respeito ao trabalho colaborativo, que exigem iniciativa, liderança, empatia, proatividade, além da comunicação científica oral e escrita”, avaliou.

O diferencial do evento é a integração entre os alunos da graduação e do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica, em que parte dos mestrandos atuam como coorientadores dos trabalhos e os demais avaliaram os projetos apresentados. “Essa integração permite uma troca muito favorável ao desenvolvimento do conhecimento, destacando-se a habilidade de orientação por parte dos mestrandos, bem como a produção colaborativa exercida pelos diferentes times”, completou um dos responsáveis pela Mostra.

Texto: Gisele Nogami
20 de maio de 2022