Notícias

Seminário Integrado apresenta resultados das atividades desenvolvidas no curso de Publicidade e Propaganda


23 de maio de 2022


Evento promove a confraternização e divulga os resultados dos projetos elaborados por alunos do 1º, 3º, 5º e 7º semestres. Foto: Caroline Oliveira

Já imaginou, estar na graduação e ter a oportunidade de participar ativamente de todas as etapas de produção de um videoclipe, desde a elaboração do roteiro, passando pela gravação até a edição do material final, em um processo que levou mais de dois meses? Essa foi uma das experiências vivenciadas pelas turmas de Publicidade e Propaganda do Cesupa e compartilhadas durante o Seminário Integrado promovido pelo curso, nos dias 17, 18 e 19/05, no campus Alcindo Cacela I.

Beatriz Farinha, aluna do 5º semestre do curso, não escondia a empolgação ao falar sobre o seu trabalho: o primeiro produto audiovisual produzido por ela e sua equipe, para a música “Medo de se apaixonar”, do cantor Rafael Zell. “A ideia proposta pela professora era produzir o videoclipe de um cantor local, para valorizar a nossa a nossa cultura. Como o cantor já tinha contato com as câmeras e conhecia um pouco de audiovisual, foi muito bacana a contribuição que ele e a equipe dele nos deram. Para mim, foi uma possibilidade de ter uma experiência e de conhecer profissionais de fora da instituição”.

Como em todo projeto, nem sempre os prazos e cronogramas saem como o planejado e, para a estudante, esse foi o principal desafio a ser vencido, durante a produção. “Fizemos um roteiro inicial que precisou ser readequado e outras situações precisaram ser repensadas para cumprir o orçamento, o prazo e a expectativa do artista. Pessoalmente e profissionalmente, o grande aprendizado é que não importa o quanto a gente planeje, pode ser necessário se adequar e ter um plano B, até o plano C. Foi uma experiência para a gente guardar”, avaliou.

Aprendizado - O videoclipe de Beatriz foi um dos muitos projetos apresentados no Seminário, que agregou alunos do 1º, 3º e 5º semestres do curso, na primeira grande mostra realizada presencialmente, desde o início da pandemia. Para os estudantes do 1º período, o desafio foi o desenvolvimento de um produto digital e suas estratégias de marketing. Para os do 3º semestre, a ação integrou duas atividades: a elaboração de projetos gráficos para divulgação de ideias, serviços ou produtos, no primeiro bimestre. E o ensaio fotográfico para um projeto social, no segundo bimestre.

"O Seminário é um momento de grande confraternização do curso e o resultado de todo o esforço deles sendo materializado. Para os alunos de todos os semestres envolvidos, o grande aprendizado é poder praticar, a partir de uma problematização do mundo real. Com essas experiências, eles extrapolam a sala de aula e desenvolvem a técnica e o conhecimento teórico de maneira integrada, do mesmo modo, como o mundo vai exigir que o profissional pense de forma global e complexa”, explicou a coordenadora do curso, professora Erika Oikawa.

Os acadêmicos do 7º semestre, embora não estivessem entre as atividades integradas, também apresentaram, no último dia do evento, o resultado das ações executadas na disciplina de Empreendedorismo na Comunicação, em que tinham o objetivo de criar e modelar um negócio inovador.

Texto: Gisele Nogami
23 de maio de 2022