Notícias

Cesupa Carreiras apresenta dicas de como se preparar para o mercado de trabalho


30 de maio de 2022


Diante de mercados voláteis e dinâmicos, cada vez mais a busca por talentos se mostra como um grande diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, é necessário fazer uma análise do perfil que as empresas estão buscando para contratação e como os profissionais devem se preparar para atender essas demandas.

Atualmente, a importância do diploma em si tem diminuído, destacando-se, na procura de talentos, os profissionais que sabem fazer na prática, aplicando o conhecimento técnico adquirido durante a formação. 

Entretanto, essa busca não está voltada somente para competências técnicas da área de atuação, as hard skills, mas também ganhando peso maior as soft skills, competências transversais como liderança, pensamento crítico, análise de problemas, comunicação assertiva e trabalho em equipe, entre outras.

E como os estudantes podem adquirir essas competências? Como eles podem, durante a graduação, desenvolver e potencializar essas habilidades que serão demandadas no mercado de trabalho?

Daí surge a importância dos projetos de cursos e atividades desenvolvidas durante a formação acadêmica. Os estudantes devem se envolver em ações com interações reais no mercado, atendendo empresas, desenvolvendo modelos de negócios, atuando diretamente com pacientes, dentre outras atividades práticas. Além disso, podem participar de iniciativas que criem sinergia com diferentes áreas, já simulando na graduação o que vão encontrar após se formarem.

Nesse cenário cada vez mais competitivo, os estudantes também devem buscar instituições de ensino que ofereçam meios de desenvolver essas demandas de mercado. No Cesupa, por exemplo, temos um setor dedicado ao desenvolvimento profissional de egressos e estudantes de graduação e pós, o Cesupa Carreiras, que realiza ações e oferece serviços exclusivos, incluindo acesso gratuito à plataforma da Workalove, edtech especializada na preparação profissional.

Nela, os usuários têm acesso a conteúdos e atividades que visam desenvolver as soft skills, podem criar seu currículo no formato que as empresas estão buscando, montar um portfólio com todos os projetos desenvolvidos na graduação, fazer seu perfil comportamental e profissional de acordo com testes realizados na plataforma, entre outros serviços. 

Os estudantes do Cesupa podem acessar a plataforma através do Aluno On-line, e para saber mais, podem entrar em contato comigo pelo e-mail caiofanha@cesupa.br.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre o perfil buscado pelo mercado, aproveite as oportunidades que a sua instituição oferece para ajudar você a se tornar cada vez mais preparado em sua busca por oportunidades profissionais e se destacar no mercado de trabalho.

Texto do professor Caio Fanha, coordenador do Cesupa Carreiras, divulgado na edição #50 da Impulso
30 de maio de 2022