Notícias

Calouros de Fisioterapia concluem o semestre letivo com Cerimônia do Jaleco


23 de junho de 2022


A solenidade marca o início da relação com a profissão escolhida. Foto: Caroline Oliveira

Mais de 20 alunos do 1º período do curso de Fisioterapia participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco, realizada na última quarta-feira (22), no auditório do campus Alcindo Cacela II. O momento, que simboliza o início da graduação nos cursos da área da saúde, foi 
marcado pela emoção e compartilhado com professores, familiares e alunos concluintes do curso.

A solenidade marca a trajetória acadêmica do estudante que, a partir deste momento, fará uso de uma vestimenta que é símbolo da profissão escolhida. Normalmente realizada na Semana de Acolhimento, no início do curso, desta vez, a cerimônia marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre, em função da incidência de casos de covid-19, que ocorria no início do ano letivo.

“Apesar dos alunos já terem vestido o jaleco para as atividades do semestre, a partir de hoje, o traje recebe outro significado, enquanto profissão. Também é um momento de celebração, reconhecimento e de aproximação das famílias com o curso. Junto com as nossas mãos, que são nossos instrumentos de trabalho, a cor branca da vestimenta transmite a sensação de clareza e pureza”, explicou a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Wiviane Freitas.

Acompanhada da família e do namorado, Allane Nobre recebeu o jaleco das mãos da mãe, seguido de um forte abraço. Bailarina há mais de 10 anos, ela viu na profissão de fisioterapeuta a oportunidade de conciliar as duas carreiras e tem se surpreendido com o curso. “Tenho gostado das disciplinas, do curso e sendo fisioterapeuta, poderei trabalhar com bailarinos. Vestir o jaleco hoje, me trouxe a sensação de já ser uma profissional”, disse.

Programação - Durante o evento, também foram apresentados dois trabalhos audiovisuais, que abordaram a atuação do profissional na fisioterapia dermatofuncional e na saúde da mulher, respectivamente. Produzidos pelos estudantes nas disciplinas de História e Fundamentos da Fisioterapia e Metodologia Científica, os projetos entrevistaram egressos do Cesupa e outros profissionais que atuam nessas áreas. 

A cerimônia contou a presença de veteranos como convidados, entre eles, a concluinte Ingrid Bobsien, que fez questão de prestigiar o evento. “É muito gratificante para mim, ver os calouros que estão começando suas jornadas, neste momento, em que estou saindo da instituição com outras perspectivas, preparada para ingressar no mercado de trabalho. Desejo que eles aproveitem, ao máximo, os anos na graduação”, aconselhou. A solenidade encerrou com uma oração para as mãos, feita por todos os calouros, e fotos trajando os jalecos.

Texto: Gisele Nogami
23 de junho de 2022