Notícias

Estudantes do Ensino Médio vivenciam a experiência de ser um aluno Cesupa


6 de setembro de 2022


Participantes compartilharam ideias e trocaram experiências sobre um tema proposto, em uma dinâmica de colaboração. Foto: Caroline Oliveira

O campus Alcindo Cacela II abriu as portas no último sábado (03 de setembro), para receber o primeiro “Cesupa Experience”, evento que reuniu mais de 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de várias instituições de ensino da capital. Durante uma manhã inteira, os alunos vivenciaram um dia na graduação, participando de uma dinâmica colaborativa, que simula uma das metodologias utilizadas nos cursos do Cesupa. Além disso, os participantes conheceram as novidades do Vestibular Fora da Curva, que está com inscrições abertas até o dia 11 de outubro.

Divididos em grupos, os estudantes compartilharam ideias, ouviram diferentes opiniões e trocaram conhecimentos sobre um tema proposto. Um dos objetivos deste tipo de metodologia é desenvolver e avaliar competências consideradas essenciais para o mercado de trabalho, independente da área de atuação, dentre elas, a compreensão, o pensamento crítico, a criatividade, o aprender a aprender e a própria colaboração entre os pares. 

“É importante que, mesmo que ainda estejam na preparação para a Educação Superior, os estudantes de Ensino Médio comecem a experimentar o ambiente educacional, como protagonistas. A vivência que eles tiveram com a dinâmica, os nossos acadêmicos fazem com certa frequência, que é colaborar entre si, com alunos de outros semestres, com outros cursos e, é isso que queremos eles vivam, mesmo antes de ingressarem na instituição”, explicou um dos coordenadores do Fora da Curva, professor Arthur Laércio Homci.

Senso crítico - A estudante Letícia Pennafort, que pretende cursar Direito, aprovou a vivência, diferente da rotina habitual de estudos, focada em conteúdos e disciplinas. “Tenho participado de vários processos seletivos, como treino, e nunca tinha vivido uma experiência assim, que foi muito mais do que eu esperava, como uma equipe de professores recepcionando a gente de forma calorosa. A dinâmica também abordou uma questão muito atual e trabalhar em equipes, discutindo ideias e opiniões e tendo um senso crítico, é muito motivador”, elogiou.

Acostumado com as atividades em grupo realizadas na escola e que não renderam experiências tão positivas, o estudante João Baganha ficou surpreso com as discussões que a dinâmica proporcionou. “Honestamente, estava muito preocupado com o trabalho em grupo, pois na escola, sempre sobrava a responsabilidade para um ou outro. A dinâmica foi bem diferente, uma discussão excelente, cheia de contribuições, parecia que a gente estava agindo como era realmente, literalmente discutindo um tema”, avaliou o candidato ao curso de Ciência da Computação.

Para João, a dinâmica de colaboração ajuda a refletir, inclusive, sobre o papel individual na sociedade. “Analisar a visão de pessoas que eu não conhecia, com diferentes aspectos sobre o mesmo tema, nos ajuda a ampliar o repertório e ter muitos insights. E se pararmos para pensar, os trabalhos em grupo, além de preparar para o mercado de trabalho são a base de uma sociedade, porque nada pode ser feito por uma pessoa sozinha”, defendeu.

Inscrições - Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio que quiserem experienciar como é ser um aluno de graduação do Cesupa, ainda podem participar das próximas edições do “Cesupa Experience" nos dias 10, 17 e 24 de setembro. As atividades acontecem das 9h às 12h, no campus Alcindo Cacela II (avenida Alcindo Cacela, 980) e as inscrições são gratuitas. Para mais informações, envie uma mensagem para o nosso WhatsApp ou ligue para (91) 4042-1048.

Texto: Gisele Nogami
06 de setembro de 2022